30 de outubro de 2018 - 10h42

Sesi Senai Lagoa promove II Sarau Cultural

Música, poesia, pintura e outras expressões artísticas foram os ingredientes do projeto Depois do café me expresso, realizado na última sexta-feira, 26, na escola Sesi Senai Lagoa, em Porto Velho. Intitulado como II Sarau Cultural, o projeto idealizado pelos professores Ademir Junior e Magda Xisto, envolveu todos os alunos da escola.

O Sarau propôs um diálogo com os alunos das turmas dos 8º anos ao Ensino Médio, professores escritores e demais interessados em literatura e outras artes, para reflexão de temas relevantes no meio cultural. Alunos, ex-alunos e a comunidade participaram das mostras musicais, de dança e culturais de modo geral, bem como contribuíram com pinturas, desenhos, origamis e materiais. O evento contou ainda, com a participação de alunos da Universidade Federal de Rondônia, a Banda Estação X (composta por alunos) e um grupo de K-Pop de alunos do Senai Lagoa.

Segundo o professor Ademir Junior explica que a leitura de obras literárias se torna ponto crucial para o desenvolvimento das atividades e um aprendizado além dos muros escolares. “A literatura ratifica a humanidade do homem, pois uma obra é ferramenta de conhecimento histórico-cultural, nos direcionando as diversas indagações sobre a sua funcionalidade enquanto projeção das experiências do homem”, argumenta.

A arte pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens, tais como: arquitetura, desenho, escultura, pintura, escrita, música, dança, teatro e cinema, em suas variadas combinações. Afirma a coordenadora de educação, Juliane Loubach. “Este momento foi valioso aos nossos alunos, pois puderam expressar seus sentimentos, emoções e desvendar um mundo de culturas”, disse.

De acordo com a gerente da escola Sesi Senai Lagoa, Fabiana Amaral, o projeto estimulou a construção de obras, e através delas, os autores expressaram sentimentos e emoções em telas, poesias, pintura e muita arte. “A arte traz um significado diferente, movimenta corpo e a mente, e este projeto envolveu nossos alunos, transformando alunos em grandes artistas, um pequeno texto, um verso simples em uma obra de verdade”, exultou.

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero