IMPRENSA
30 de outubro de 2018 - 10h42

A- A A+

Sesi Senai Lagoa promove II Sarau Cultural

Música, poesia, pintura e outras expressões artísticas foram os ingredientes do projeto Depois do café me expresso, realizado na última sexta-feira, 26, na escola Sesi Senai Lagoa, em Porto Velho. Intitulado como II Sarau Cultural, o projeto idealizado pelos professores Ademir Junior e Magda Xisto, envolveu todos os alunos da escola.

O Sarau propôs um diálogo com os alunos das turmas dos 8º anos ao Ensino Médio, professores escritores e demais interessados em literatura e outras artes, para reflexão de temas relevantes no meio cultural. Alunos, ex-alunos e a comunidade participaram das mostras musicais, de dança e culturais de modo geral, bem como contribuíram com pinturas, desenhos, origamis e materiais. O evento contou ainda, com a participação de alunos da Universidade Federal de Rondônia, a Banda Estação X (composta por alunos) e um grupo de K-Pop de alunos do Senai Lagoa.

Segundo o professor Ademir Junior explica que a leitura de obras literárias se torna ponto crucial para o desenvolvimento das atividades e um aprendizado além dos muros escolares. “A literatura ratifica a humanidade do homem, pois uma obra é ferramenta de conhecimento histórico-cultural, nos direcionando as diversas indagações sobre a sua funcionalidade enquanto projeção das experiências do homem”, argumenta.

A arte pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens, tais como: arquitetura, desenho, escultura, pintura, escrita, música, dança, teatro e cinema, em suas variadas combinações. Afirma a coordenadora de educação, Juliane Loubach. “Este momento foi valioso aos nossos alunos, pois puderam expressar seus sentimentos, emoções e desvendar um mundo de culturas”, disse.

De acordo com a gerente da escola Sesi Senai Lagoa, Fabiana Amaral, o projeto estimulou a construção de obras, e através delas, os autores expressaram sentimentos e emoções em telas, poesias, pintura e muita arte. “A arte traz um significado diferente, movimenta corpo e a mente, e este projeto envolveu nossos alunos, transformando alunos em grandes artistas, um pequeno texto, um verso simples em uma obra de verdade”, exultou.

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero

 


Mais notícias

Viagem de imersão aos Estados Unidos encerra programação do Conexão Mundo

Mundo Senai acontece nesta quinta e sexta, na capital e interior

Cultura indígena é tema de apresentação de balé do Sesi

Academia de balé do Sesi tem aluno aprovado para a escola do teatro Bolshoi no Brasil