IMPRENSA
20 de novembro de 2018 - 10h09

A- A A+

Mundo Senai acontece nesta quinta e sexta, na capital e interior

Realizado há cinco anos, o Mundo Senai visa despertar o interesse do público pelas mais diversas profissões industrias, promovendo o encontro com o universo do mercado de trabalho. Este evento promove o interesse pela educação profissional, realizando a aproximação deste jovem com as práticas inovadores do mercado de trabalho. Gratuito e aberto a alunos da rede pública estadual e rede privada, empresários e comunidade em geral, o evento acontece nas escolas Sesi-Senai-IEL nas cidades de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena nos dias 8 (quinta) e 9 (sexta), a partir das 9 da manhã.

 

Nesta manhã, primeiro dia do evento, o destaque foi a Mostra de Ciências Sesi – além dos experimentos, realizadas nas salas de aula do Sesi-Senai da Rio de Janeiro, no bairro Lagoa. Os alunos do ensino fundamental e médio apresentaram à comunidade escolar as aprendizagens sobre as ciências e tecnologias, através de experiências práticas, explica a pedagoga Tatiana Ribeiro. “Os alunos trouxeram conteúdos sobre diversos temas como a piscicultura em Rondônia, matemática no agronegócio, o uso de drones na agricultura, agrotóxicos naturais”, disse.

 

A coordenadora de educação do Sesi-Senai Lagoa, Juliane Loubach acrescenta que os alunos trabalharam temáticas como as cores e as coisas, a sobrecarga da terra, aplicativos de aprendizagem, automatização no campo.

 

O aluno do sétimo ano, Jadson Bandeira da Silva, juntamente com seu grupo, falou sobre o uso e os benefícios dos drones na agricultura, explicando como utilizá-los. “Com esta tecnologia, o pecuarista pode sobrevoar e verificar doenças e machucados, pode sobrevoar as plantações para fazer a verificação da existência de pragas. O único impedimento do uso do drone é a chuva”, explicou. O grupo conta ainda com a participação dos alunos Carlos Eduardo e Natan William.

 

O conselheiro do Sistema Fiero e superintendente do Ministério do Trabalho, Mauricio Vaz, esteve no Sesi-Senai e visitou as salas onde aconteciam as experiências. “Esta iniciativa é muito interessante porque estimula os alunos a buscar mais informações e conhecimentos, principalmente na atualidade do mundo virtual e globalizado. Conversei com alguns alunos e aconselhei a continuarem estudando, pois eles são o futuro da nossa nação. Precisamos de pessoas inteligentes e o Sesi e o Senai estão contribuindo para este aprendizado, que vai além sala de aula, como pude constatar ao ver as apresentações e experiências dos jovens alunos”, disse.

 

O evento continua à tarde com oficinas tecnológicas, workshops, minicursos e palestras, dentre elas, instalações elétricas seguras, eficiência energética, indústria 4.0, oficina de robótica.

 

O superintendente do Sesi-IEL e diretor regional do Senai-RO, Alex Santiago ressalta que Senai é uma instituição que está de portas abertas aos alunos, comunidade e empresas. Há mais de cinco décadas no Estado de Rondônia já formou mais de 150 mil profissionais nas mais diversas áreas da indústria regional.

 

“O Senai com mais de 60 anos no Estado de Rondônia, já formou e qualificou mais de 150 mil trabalhadores para as mais diversas áreas da indústria rondoniense e para obras estruturantes na área pública e privada”, destaca o diretor Alex Santigo, que complementa lembrando que “o Senai dispõe de duas linhas de negócios: Produtos de Educação Profissional e Serviços Tecnológicos e Inovação, tem o desafio de promover um movimento de qualificação, inovação e maior competividade dos setores industriais através da formação e qualificação de mão-de-obra”, disse.

 

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero


Mais notícias

Viagem de imersão aos Estados Unidos encerra programação do Conexão Mundo

Cultura indígena é tema de apresentação de balé do Sesi

Sesi Senai Lagoa promove II Sarau Cultural

Academia de balé do Sesi tem aluno aprovado para a escola do teatro Bolshoi no Brasil