IMPRENSA
18 de dezembro de 2018 - 08h42

A- A A+

Sesi-Senai Ariquemes realiza campanha preventiva contra câncer de mama

Com o tema ‘Nem Toda Princesa Usa coroa, algumas usam lenço’, a área de saúde do Sesi-Senai Ariquemes realizou atividades focadas na prevenção e rotinas de tratamento para mulheres portadoras de neoplasia malignas da mama e nos impactos que a doença acarreta.

 

Sob a coordenação da enfermeira Elaine Frétola, a programação contou com palestras educativas ministradas nas indústrias locais. “Os colaboradores foram convidados a trabalhar com um lenço em apoio as mulheres que realizam o tratamento de câncer de mama. Na sequência, os lenções foram doados ao Hospital do Amor de Porto Velho. Foi criado a partir daí um banco de lenços na unidade Sesi de Ariquemes para o recebimento desse material”, explica.

 

Elaine conta que, no último dia 14, foram entregues mais de cem lenços para a representante do Hospital do Amor, em Ariquemes. “Essas ações são desdobramentos do ‘Outubro Rosa’, campanha que conta com engajamento e apoio do Sesi”, disse.

 

Segundo a profissional, o câncer de mama, por sua elevada incidência, é a doença que mais provoca medo entre as mulheres. “O diagnóstico e início de tratamento médico prolongado são repletos de dificuldades. Hoje 15% das mulheres brasileiras entre 40 a 69 anos, nunca fizeram uma mamografia, muitas vezes quando essas mulheres recebem um diagnóstico das doenças elas já estão espalhadas para outros órgãos”, ressaltou.

 

A gerente da escola Sesi-Senai Ariquemes, Ângela Candelório Bim destaca a importância da prevenção e das ações do Sesi voltadas à saúde do trabalhador. “Hoje existem tratamentos que permitem um tratamento para esses cânceres metastáticos com boa qualidade de vida, mas que causam transtornos emocionais e sociais, por se tratar de uma parte do corpo tão importante para a imagem corporal da mulher, quando na maioria dos casos são acompanhadas de cirurgias mutiladoras, radioterapias e quimioterapias, e um dos impactos que muitas vezes são a queda de cabelo vem em consequência ao tratamento”, afirma.

 

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero

 

 


Mais notícias

Balé da escola Sesi-Senai Lagoa está com matriculas abertas

Edição 2018 do Acampadentro movimenta professores e alunos do Sesi-Senai Lagoa

Escola Sesi-Senai-IEL de Cacoal ganha nova quadra poliesportiva, em 2019

Alunos do Sesi-Senai Vilhena conquistam 2.º lugar no Torneio de Robótica First Lego League