IMPRENSA
26 de June de 2023 - 09h41

A- A A+

Turma do 8º ano do SESI de Pimenta Bueno visita unidade do IFRO de Cacoal

A professora Felícia Vieira, responsável pela disciplina de Ciências, coordenou a visita dos alunos do oitavo ano da unidade SESI de Pimenta Bueno, ao campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) de Cacoal. Na oportunidade, o representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) e especialista em meteorologia, Fernando Andriolo acompanhou a turma. 

O especialista explicou que meteorologia é o estudo científico dos fenômenos atmosféricos, cuja análise permite a previsão do tempo e que a coleta de dados nas estações meteorológicas influencia e contribui para a produção de café, um dos principais produtos agrícolas de Rondônia.

Andriolo enfatizou que “os estudantes observaram na prática os diferentes instrumentos utilizados na coleta de dados, o funcionamento de cada um deles e como as informações são utilizadas para prever o clima e fornecer dados relevantes aos produtores”, disse. 

A professora Felícia destacou que o profissional respondeu as indagações e esclareceu dúvidas sobre os assuntos abordados de forma clara e objetiva. “A visita proporcionou uma experiência enriquecedora para a turma que compreendeu os fenômenos meteorológicos e as interações entre a atmosfera e a produção agrícola, em especial a cultura do café no estado”. 

Para a coordenadora pedagógica, a atividade é mais uma iniciativa da professora Felícia visando à formação dos alunos. "Aprender na prática fortalece o conhecimento adquirido mediante a apresentação do profissional da SEDAM, que despertou a curiosidade pelos temas abordados, ao mesmo tempo em que chamou a atenção para o estudo da ciência e o ambiente acadêmico”.

Conforme o gerente da unidade SESI de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre, a experiência prática amplia o conhecimento dos alunos. “A visita ao IFRO serviu como um estímulo para que os estudantes pudessem explorar mais o esse assunto e compreender como a ciência contribuiu para o desenvolvimento sustentável da produção agrícola em nosso estado”, finalizou.

 


Mais notícias

SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum promovem capacitação focada em adaptação e inclusão

Grécia Antiga é tema do segundo aulão 2024 da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI de Pimenta Bueno participa da campanha do Dia Internacional da Síndrome de Down

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Rondônia estão a todo vapor para as ações da Páscoa Solidária