IMPRENSA
07 de June de 2023 - 07h44

A- A A+

Alunos do SESI de Pimenta Bueno estudam as grandes navegações e culturas pré-colombianas

Utilizando maquetes representativas de navios e monumentos históricos e ainda alimentos típicos, o professor Elias Evangelista proporcionou aos alunos do 7o ano, uma aula imersiva na história das grandes navegações e das culturas pré-colombianas. Ao retratar visualmente esse importante período da história, os estudantes observaram de perto as embarcações utilizadas pelos exploradores e entender melhor as dificuldades enfrentadas durante as expedições.

"Acredito que aprender de forma prática e lúdica é essencial para criar um impacto duradouro no processo de aprendizado dos alunos", afirmou o docente. "Ao observar a turma envolvida na aula, pude ver o brilho em seus olhos e a curiosidade em seus rostos. Ver os alunos interagindo com as maquetes, examinando cada detalhe dos navios e monumentos, foi gratificante. Acredito que, ao proporcionar essa experiência tangível, pude despertar ainda mais o interesse deles pelo assunto", ressaltou Evangelista.

Em seu ponto de vista, ao integrar a geografia ao conteúdo histórico também foi um passo importante. Explicar como a localização geográfica influenciou as navegações e as culturas pré-colombianas ajudou os alunos a entenderem a importância desses fatores na história e na formação das sociedades.

O docente explicou que a atividade dos alimentos típicos foi uma maneira saborosa de mergulhar nas culturas abordadas, dentre elas, Portugal, Espanha, Inglaterra, México (asteca), Guatemala (maias) e Peru (incas). “Cada aluno trouxe um prato característico de uma das regiões estudadas, permitindo que todos experimentassem sabores diferentes e vivenciassem a riqueza culinária desses povos. Foi incrível ver a troca de conhecimentos entre os alunos, compartilhando informações sobre os pratos e suas origens. Foi uma experiência sensorial única e uma conexão mais profunda com o tema estudado”.

Além de explorar as grandes navegações, o professor levou os alunos a uma viagem pela história das civilizações pré-colombianas utilizando maquetes representando monumentos dessas culturas, como pirâmides maias e templos incas, os estudantes visualizaram a grandiosidade dessas antigas civilizações. O professor ressaltou a importância desses monumentos e seu significado na vida dos povos que os construíram.

A aula não se limitou apenas à história. O docente também integrou conceitos de geografia, destacando a importância da localização geográfica para as navegações e o desenvolvimento das civilizações pré-colombianas. Os alunos aprenderam sobre a geografia dos países explorados e como ela influenciou sua cultura, clima e recursos naturais.

Para a coordenadora Pedagógica Renata Gaede, a aula do professor Elias foi uma experiência educativa completa. Acredito que o aprendizado deve ir além das tradicionais leituras de livro, debates e explicações em sala de aula. Proporcionar experiências práticas e lúdicas é fundamental para engajar os estudantes e permitir que eles se conectem de forma mais profunda com o conteúdo.

De acordo com o gerente da unidade SESI de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre, os alunos saíram da aula com um conhecimento mais profundo sobre esses assuntos e uma apreciação renovada pela diversidade cultural e pelos eventos históricos que moldaram nosso mundo. O professor Elias demonstrou criatividade e dedicação ao proporcionar uma experiência de aprendizado única para seus alunos.


Mais notícias

SESI de Pimenta Bueno promove palestra de conscientização e prevenção à dengue

Simulados de provas são essenciais para os alunos, diz gerente de Educação

SESI Saúde de Cacoal encerra mês da mulher com palestra preventiva

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal participam de evento local