IMPRENSA
12 de September de 2023 - 12h40

A- A A+

Unidade da Rede SESI de Educação de Rondônia recebe certificação do Projeto Microsoft Showcase Schools

A Rede SESI de Educação de Rondônia comemora reconhecimento internacional com a certificação do Projeto Microsoft Showcase Schools, que nesta edição selecionou escolas de 45 países e no Brasil, o SESI teve nove de suas unidades contempladas, entre elas, a de Vilhena, a primeira Showcase do estado de Rondônia.

 

O programa da Microsoft certifica escolas no mundo todo que integram tecnologias às práticas educacionais e incentivam a liderança, praticam o ensino e aprendizagem moderno, a inclusão e o pensamento inovador. O Microsoft Showcase cria experiências centradas nos alunos, imersivas e inclusivas que incentivam a aprendizagem permanente, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais e prontas para o futuro a fim de aumentar o potencial de realização dos alunos.

 

O professor e interlocutor do projeto da unidade, Silvio Vichroski explicou que “devido nossos cases de sucesso em várias áreas fomos selecionados pelo Departamento Nacional para participar de uma capacitação via Teams realizada pela Big Brain (principal parceira da Microsoft na América Latina). Atuei como interlocutor do projeto, responsável pelas ações, documentações, relatórios e elaboração da apresentação de um SWAY que foi enviado para análise da Microsoft”, disse.

 

Vichroski ressaltou que os passos seguintes foram as capacitações trimestrais via Teams com a Big Brain. “Alguns dos critérios exigidos foram a realização do curso Microsoft Education Transformation Framework, preenchimento de rubricas avaliativas de todos processos escolares dentro dos quatro pilares do programa, que são: Liderança e Política, Ensino e Aprendizagem, Ambientes Inteligentes, Sucesso do aluno e da Escola. Reunir evidencias das práticas realizadas pelos gestores e docentes e ainda a criação de uma apresentação via SWAY demonstrando todas as evidencias e respondendo algumas perguntas feitas pela Microsoft”, pontuou.

 

Para o gerente da unidade SESI de Vilhena, Silvio Leite, receber a certificação Showcase da Microsoft significa ser parte de um seleto grupo de escolas mundiais que demonstram melhoria do ensino/aprendizado dos estudantes mediante inovações pedagógicas e tecnologias educacionais que potencializam os resultados em sala de aula. “Isso mostra que estamos no caminho certo na adoção de novos recursos e práticas tecnológicas para obter resultados de aprendizado. No mundo todo são 325 escolas certificadas (fonte: https://news.microsoft.com) e no Brasil temos apenas 15 escolas Showcase, isso demonstra nossa capacidade em preparar nossos estudantes com habilidades e competências necessárias para o futuro”, afirmou.

 

“Eu diria que esse é um resultado de um trabalho, capitaneado pelo presidente Marcelo Thomé, com o objetivo principal de elevar a qualidade do ensino das nossas escolas da Rede SESI”, comentou o superintendente do SESI-RO, Alex Santiago. “É o reconhecimento de um projeto, que vem ao encontro da necessidade do Estado de ter cada vez mais indivíduos e possam desempenhar funções de alta complexidade”.

 

No ponto de vista do superintendente, o SESI de Rondônia, ser reconhecido pela Microsoft como uma das organizações que tem melhorado ao longo do tempo toda a sua performance pedagógica educacional, fazendo com que o aluno possa ao final ter o sucesso, seja pela universidade, seja pelo mercado de trabalho, reforça a necessidade de continuidade do projeto. “O grande desafio é levar para o aluno uma educação de qualidade, e partir da base educacional sólida e segura, alinhada às expectativas atuais de crescimento do indivíduo, possa contribuir com a sua evolução intelectual”

 


Mais notícias

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem

SESI de Pimenta Bueno promove palestra de conscientização e prevenção à dengue

Simulados de provas são essenciais para os alunos, diz gerente de Educação