09 de setembro de 2019 - 14h03

Sesi RO adota metodologia inovadora para resolver desafios em SST nas indústrias

Com o objetivo de inovar e acelerar os processos em Saúde e Segurança do Trabalho (SST), o Sesi Nacional lançou a ferramenta chamada Sesi Go Lab. Voltada para solucionar desafios da indústria por meio da metodologia Design Sprint, criada pela Google Ventures, o Sesi Go Lab é uma caixa de ferramentas de aceleração de ideias com objetivo de estimular a criatividade e envolver diretamente as indústrias no processo de ideação.

Seguindo esta ferramenta de inovação, uma equipe do Serviço Social da Indústria – Sesi Rondônia formada por quatro profissionais, se reuniu durante três dias para trabalhar no piloto do Sesi Go Lab, uma ferramenta para solucionar desafios de indústrias através da metodologia Design Sprint, criada no Google para trabalhar com projetos de inovação nos seus negócios que está ganhando o meio corporativo.

No Sesi Go Lab, o Design Sprint foi adaptado para acontecer em apenas três dias. Em Porto Velho, os participantes debruçaram-se sobre um desafio na área de Saúde e Segurança vivido, hoje, pela empresa Energisa.

De acordo com o coordenador de Saúde e Segurança na Indústria do Sesi-Senai-IEL-RO, Victor Hugo Morais, a inovação é um fator crítico para o sucesso das empresas e a indústria é historicamente movida pela inovação. Entretanto, o desenvolvimento de novos produtos e serviços podem envolver custos elevados e um longo ciclo de desenvolvimento, acarretando em um alto risco de negócio.

Morais conta que a empresa piloto foi a Energisa (antiga Ceron) e que a equipe Sesi Go LAB – Energisa formada por ele, Guido Quetto (SSI-DR); Cleison Cortez (Unidade Sesi Lagoa) e Lissandra Souza (STI-DR), sob a orientação do facilitador Leonardo Velozo (IEL-DF) realizou o trabalho em duas etapas. A primeira consistiu em entrevistas com técnicos e gestores da Energisa. A segunda etapa, a idealização dos sprints, aconteceu na Fiero, incluindo ações como entender e desconstruir o desafio, em seguida, idear, decidir e detalhar o desafio, prototipar e testar a solução.

Um aplicativo para automatização das inspeções de campo e auditoria de SST na rede terceirizada da Energisa e um Dashboard preditivo para os gestores com indicadores de custos dos acidentes/afastamentos e identificação das áreas e setores com maiores riscos de acidentes na Energisa foram os protótipos construídos e apresentados à empresa.

O método propõe que, durante aquele período, os participantes fiquem totalmente imersos no problema, com o objetivo de entender, idear, decidir, detalhar e prototipar uma solução para ele. "O principal diferencial é que em três dias conseguimos ter resultados que são atingidos em 3 ou 4 meses. Há um avanço muito grande nas etapas, porque as pessoas estão 100% focadas nisso, trabalhando de forma contínua e concentrada", explicou o facilitador Leonardo Velozo, consultor do IEL de Brasília.

Velozo explica que a ação faz parte da estratégia do Departamento Nacional do Sesi de levar inteligência para o centro de seus serviços. “Ao final, as indústrias participantes do Sesi Go Lab podem aprimorar os protótipos criados e submetê-los ao Edital de Inovação para a Indústria para tentar financiar a sua implementação”.

Segundo o superintendente do Sesi-IEL e diretor regional do Senai-RO, Alex Santiago, o Sesi Go LAB é uma caixa de ferramentas de aceleração de ideias, para criação e validação de soluções para a indústria, baseada na metodologia de design sprints (google ventures). Trata-se de uma prática altamente dinâmica, acelerada e que estimula a criatividade e que envolve diretamente as indústrias no processo de ideação.

Santiago ressalta que a ferramenta tem o potencial de se tornar uma marca importante do programa de inovação Sesi para o mercado, integrando o portfólio de serviços de inovação dos Departamentos Regionais. “Sesi Go Lab traz melhorias para Saúde e Segurança do Trabalho”, disse.

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero