IMPRENSA
10 de October de 2023 - 12h30

A- A A+

Colaboradores FIERO, SESI, SENAI e IEL participam de curso de brigada emergencial contra incêndio

Ministrado pela equipe da Treining Service Cursos e Treinamentos, o curso de brigada de incêndio, com a participação de 21 colaboradores das casas FIERO, SESI, SENAI e IEL, é mais uma ação do SESI Saúde, via Gerência de Saúde/Segurança e Promoção da Saúde do SESI-RO, tendo à frente Maria Lúcia da Silva Santos.

 

O curso, dividido em parte teórica e prática, foi realizado no auditório da Casa da Indústria e áreas externas, seguiu a Norma Regulamentadora número 14276/2020, que obriga a todas às instituições a preparar brigadistas para atender princípios de incêndio, ocorrências e primeiros socorros dentro da empresa.

 

“Hoje, o corpo de bombeiro exige que toda a instituição faça a cada 12 ou 24 meses a capacitação ou a reciclagem de alguns colaboradores para tentar inibir o princípio de incêndio“, explicou o enfermeiro de emergência Éliton Martins Vieira, da Treining Service e um dos instrutores do treinamento. “Ensinamos conhecimentos básicos sobre prevenção, isolamento e extinção de princípios de incêndios, abandono de área, técnicas de primeiros socorros”.  

 

Éliton contou com a colaboração do técnico em segurança Thiago, os bombeiros profissionais civis Gregório e Raissa e ainda o socorrista profissional Bruno. “Todos fazem parte da equipe, também são nossos alunos, estão sempre se capacitando e nos ajudam nas instruções”, comentou. 

 

Segundo o profissional “a nossa metodologia é dinâmica e todos participam, seja com perguntas para sanar alguma dúvida no momento do procedimento, utilizamos materiais com o objetivo de simular situações de emergência e desta maneira, eles aprendem de uma forma bem rápida, tranquila e compreendem o contexto do treinamento. Nossa meta é que todos tenham noções básicas e consigam multiplicar essas informações para demais colaboradores que não estão presentes”, afirmou. 

 

O conteúdo programático incluiu primeiros socorros em todos os aspectos, dentro da instituição, para treinar o colaborador, crises convulsivas, infarto agudo do miocárdio, que é importante, o uso do desfibrilador. Também o uso dos extintores, classificação do extintor A, B, C e a utilização da mangueira, fiscalização do hidrante, dentre outras ações.

 

A consultora de STI, Cleópatra Caldeira ressaltou a iniciativa do SESI Saúde. “É importante estarmos preparados para agir em caso de um acidente envolvendo um colega ou um incêndio na instituição e desta maneira ajudar em possíveis emergências que possam acontecer, tanto no local de trabalho, na rua e até mesmo em casa. Gostei muito de participar”, declarou.

 

O especialista Alexandre Custódio Silva, da Coordenação de Educação também ressaltou a importância da capacitação. “É essencial aprendermos como agir numa situação de emergência e o SESI está de parabéns por capacitar os colaboradores nesta área. Precisamos saber como agir corretamente, caso ocorra um sinistro”, disse.

 

Para a advogada Jaqueline Fernandes, da Diretoria Jurídica da FIERO, “o curso foi um marco, pois, considerando a inexperiência, tínhamos receio em prestar primeiros socorros, após o curso, como os demais participantes, me sinto prepara para ajudar de imediato quando for necessário socorrer uma pessoa, bem como, utilizar os métodos para combater princípios de incêndios. Aproveito para agradecer e parabenizar o SESI Saúde e à equipe ministrante composta por ótimos profissionais, por proporcionar nossa participação nesse curso tão importante. E coloco-me à disposição, caso necessário, para pôr em prática aqui nas instalações da Casa da indústria, meus conhecimentos adquiridos”, disse.

 

De acordo com a gerente executiva de Saúde/Segurança e Promoção da Saúde do SESI-RO, Maria Lúcia da Silva Santos “os colaboradores que participaram do curso são da Casa da Indústria, SESI Lagoa, SENAI CEET e SENAI CETEM, todos de Porto Velho. “Solicitamos à cada unidade que mandassem representantes para participarem do treinamento e tivemos o apoio de todos os gerentes. Desta maneira cumprimos a Norma Regulamentadora NR14276, cujo objetivo é preservar a integridade física e também do patrimônio da empresa”.

 

Conforme o engenheiro de Segurança do Trabalho, Rafael Dias de Souza, da equipe de SSI-SESI-RO, a mesma empresa contratada vai ministrar os mesmos cursos realizados em Porto Velho, entre eles, o da Lei Lucas, primeiros socorros básicos para os colaboradores. Vamos levar também brigada de incêndio para os colaboradores das unidades de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena e em Pimenta Bueno.

 

A analista de Saúde e Segurança, Lorena Luana Matos de Oliveira, também da equipe de SSI-SESI-RO, comentou que no dia 13 de outubro, mais um curso será ministrado pela equipe da Treining Service Cursos e Treinamentos na Casa da Indústria, o de primeiros socorros, com duração de oito horas e a participação de 25 colaboradores do SESI Clínica, CAT Albano Franco, CEET, CETEM, FIERO, SESI, SENAI e IEL.

 

“Este curso tem como foco capacitar os participantes nos procedimentos iniciais para auxiliar vítimas em caso de acidentes. O conhecimento adquirido permitirá ações imediatas para evitar o agravamento do estado da vítima, mantendo-a em segurança até a chegada da ajuda especializada dos bombeiros ou do SAMU”, finalizou a analista.

 

 


Mais notícias

SESI Saúde de Cacoal encerra mês da mulher com palestra preventiva

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal participam de evento local

SESI Saúde de Cacoal integra Primeira Conferência de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável

SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum promovem capacitação focada em adaptação e inclusão