IMPRENSA
08 de November de 2023 - 12h01

A- A A+

Respeito, diversidade e inclusão são temas de palestra para alunos do 2º ano do SESI de Pimenta Bueno

A palestra ministrada pelos psicólogos Betânia Lima e Luan Jefferson, teve como público alvo alunos do segundo ano da unidade SESI de Pimenta Bueno. A iniciativa teve como objetivo promover a compreensão e o respeito às diferenças, especialmente em relação às pessoas com deficiências.

 

De acordo com a coordenadora de Educação, Renata Gaede, um dos destaques foi a participação do psicólogo Luan, que possui uma deficiência. “Sua presença foi fundamental para que as crianças pudessem observar que, mesmo enfrentando limitações, é possível alcançar seus objetivos. Carismático e comunicativo, o palestrante conquistou a confiança e o interesse de todos”, disse.

 

A coordenadora destacou que durante o encontro, as crianças sentiram-se à vontade e acolhidas pelos dois psicólogos. “A interação entre eles e os alunos foi marcada por momentos divertidos e descontraídos, afirmou.

 

Além disso, foram realizadas dinâmicas que estimularam a reflexão sobre respeito e empatia. As atividades proporcionaram aos alunos uma compreensão mais profunda sobre a importância de aceitar as diferenças e valorizar cada indivíduo.

 

Para o gerente da unidade, Diógenes Pierre, a presença da Betânia Lima e do Luan Jefferson foi extremamente gratificante para toda a comunidade escolar. “A palestra não apenas transmitiu conhecimento, mas também deixou uma mensagem positiva e inspiradora para os alunos do segundo ano”, comentou.

 

Pierre acrescentou que “com essa experiência enriquecedora, os estudantes estão mais conscientes sobre a importância do respeito às diferenças e motivados a cultivar um ambiente inclusivo em sua escola e comunidade”, comentou.

 

Apesar de estarem relacionadas, destacou Pierre, a diversidade e inclusão possuem significados diferentes. A primeira está ligada à construção de ambientes plurais, em que há espaço para todos os perfis profissionais. Já a segunda, diz respeito às medidas práticas que permitem efetivamente a mudança da cultura de uma organização. Segundo um artigo da Harvard Business Review, “diversidade não se sustenta sem inclusão e o conceito de diversidade também está ligado à ideia de equilíbrio”, finalizou.

 

 


Mais notícias

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura