IMPRENSA
27 de February de 2024 - 12h15

A- A A+

Equipe Nimble participa do Torneio SESI de Robótica 2024 na modalidade F1 in Schools

Os alunos do Novo Ensino Médio da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, de Porto Velho e integrantes da equipe Nimble, embarcaram nesta segunda-feira, 26, rumo à Brasília, onde acontece a etapa nacional do Torneio SESI de Robótica 2024, no período de 29 de fevereiro a 2 de março, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

Com novos integrantes da Nimble - Arthur Falcão da Vera Cruz, Maria Clara De Souza Sarmento, Victor dos Santos Nunes, Maria Clara Freire DI Domenico, Caio Vinícius Silva Ferraz – também viajaram, o professor de Robótica e Ciências da Natureza, Allan Robson Oliveira dos Santos, a coordenadora de Educação, Vanessa Pereira de Sousa, o gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho e a especialista em Educação, Marcela Xavier.

De acordo com o professor Allan, o torneio é parte do projeto F1 in Schools que é uma campanha onde a Fórmula 1 leva a engenharia automobilística para as escolas. “Nesse projeto ocorre uma competição entre as escuderias que são os times participantes, com a finalidade de criar uma empresa, onde é necessário patrocinador, financeiro, gestores, marketing, mídia social, engenheiros e designers. Tudo isso é avaliado e levado em conta durante o torneio. Aliás, o desafio deste ano é participar com uma equipe totalmente nova”, explicou.

Ainda conforme o docente, “a Nimble vem treinando para este momento desde o final do ano passado, quando houve a troca dos membros que teriam que sair, pois tornariam se maiores de idade a partir do ano seguinte, 2024, desde então a nova equipe vem se empenhando para alcançar novas metas e objetivos ainda não adquiridos pela equipe”, garantiu.

Na análise da coordenadora Vanessa Sousa, a Nimble vem evoluindo desde 2019, muitos integrantes já se formaram ao longo desse tempo e a equipe participou de um torneio online em 2021 e depois, um presencial em 2023. Neste mesmo ano foram convidados para outro torneio, onde se destacaram de diversas formas, principalmente na área do marketing, desde o primeiro torneio a equipe está evoluindo bastante, um verdadeiro legado para a escola SESI Lagoa.

A gerente da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa em Porto Velho, Juliane Loubach destacou que “pelo segundo ano consecutivo a equipe Nimble representa Rondônia no Festival SESI de Robótica, o que possibilita mais um ano de aprendizado e evolução na modalidade F1 in Schools para nossos alunos. Essa modalidade é altamente desafiadora e competitiva, o que faz com que as equipes tenham que inovar e aprimorar conhecimentos para obterem destaque no Festival”, disse.

"O programa F1 in Schools desafia estudantes de 9 a 19 anos matriculados em escolas SESI a criarem empresas para competir em uma pista de corrida em miniatura”, lembrou Jair Coelho. “O campeonato, que faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1, reproduz desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros do início ao fim, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas e os nossos alunos têm brilhado nestas competições. Estaremos lá torcendo por novas conquistas dos nossos jovens representantes”.

O superintende do SESI-RO, Alex Santiago também vai marcar presença neste evento. “Esta é mais uma grande ação, capitaneada pelo Departamento Nacional, que o mostra para a sociedade a força do SESI no que diz respeito à questão da robótica, que lá na frente se desdobra para as engenharias, computação e todas as áreas do conhecimento da tecnologia, que são importantes para a indústria”, comentou.

“Especificamente, aqui no Departamento Regional, temos dois representantes nesta competição. Uma equipe do SESI Lagoa, de Porto Velho, a Nimble, e a de Vilhena, a Elev3r. Seja qual for o resultado, acredito que o DR de Rondônia já é vencedor, uma vez que eles brilharam na seletiva, lá de Brasília, e agora seguem para a etapa nacional”, afirmou Santiago.

Segundo o superintendente do SESI-RO “o pessoal tem brilhado na atuação e ficamos felizes com o apoio que as indústrias têm dado, colocando a sua marca, participando com algum tipo de patrocínio, o presidente Marcelo Thomé, todos apoiando, no sentido de fazer com que as equipes representem bem o nosso Regional, independente de trazer um resultado de pódio ou não”, finalizou.

 

 

 


Mais notícias

Treinadores destacam evolução das equipes de robótica das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa e Vilhena

Departamento Regional de Rondônia participa de Seminário Internacional SESI de Educação

Equipe Elev3r segue para o Festival SESI de Robótica onde compete na etapa nacional da categoria FLL

SESI-RO conta com simuladores voltados para o ensino de ciências e de tecnologia