IMPRENSA
17 de April de 2024 - 12h01

A- A A+

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem

Professores do Ensino Fundamental anos iniciais, finais e Ensino Médio das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa (Porto Velho) e SESI de Nova Mutum, participaram da formação com o tema arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem. Foram elencados e inseridos temas por campo e áreas de conhecimento, dentre eles: Mundo Verde, Tempo, Corpo Humano, Som, Tecnologia, Som, Números, Pluralidade Cultural do Mundo das Letras, Movimento e Rede Sociais.

 

A formação foi direcionada pelo professor Allan Robson Oliveira dos Santos, docente na área de Ciências da Natureza e Robótica. Ele apresentou de forma interativa conceitos para a organização de temas para o Torneio de Robótica e reflexão quanto a prática docente e o Programa SESI de Educação Tecnológica.  Foram realizadas atividades em grupos, selecionadas por tema e em cada equipe reuniu professores de diversas áreas.

 

Para o professor Allan Robson, “momento de formação tecnológico é de suma importância para alinhamento das metodologias, permitindo avanços no processo de ensino e aprendizagem e qualidade nas produções dos alunos. Tecnologia faz parte do DNA do SESI, alinhado com Artes é possível o desenvolvimento de mais habilidades e um engajamento maior dos nossos alunos. Um dos pontos em destaque foi como a arte e a tecnologia estão presentes na prática pedagógica e ambas com o objetivo e o papel de expressar uma educação inovadora”, disse.

 

Robson lembrou que o Programa SESI de Educação Tecnológica desenvolve de forma interdisciplinar habilidades e competências requeridas no mundo atual, com foco no pensamento computacional, letramento digital, iniciação científica e design (inovação, criação e solução).

 

As pedagogas Allana Ingrid Couto, Ana Paula de Almeida, Heleny Nunes e Sussileide Morais acompanharam as ações desenvolvidas e no decorrer das dinâmicas trouxeram às equipes indagações com frases norteadoras que refletiram em construções artísticas por meio de telas motivacionais.

 

A coordenadora de Educação Vanessa Pereira relatou que para compreensão do tema arte e tecnologia foram trabalhados conceitos, aplicabilidade, recursos em sala de aula, aprimorando o contexto apresentado. “A arte envolve diversas âmbitos e segundo Riccioto Canudo, vem expressa na escultura, arquitetura, dança, teatro, literatura e cinema. As artes podem ser representadas na área cênica, visual, musical e literatura, uma abordagem com amplo repertório de informações”.

 

Segundo ainda Vanessa, a formação proporcionou um momento de troca de experiências, mais interação entre os educadores de diversas áreas do conhecimento, além de enriquecer a grade curricular com disciplinas voltadas à arte e tecnologia como forma de expressão. Também fortaleceu o espírito crítico e a resolução de problemas mediante novas ferramentas.

 

A gerente da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, Juliane Loubach ressaltou que ao apresentar cada tema, o professor Allan Robson aguçava a equipe com sugestões de trabalho e imagens motivadoras de experiências de ações ligadas à ciência e tecnologia. “A cada componente apresentado, um leque de informações era aflorado. As ideias foram surgindo diante da proposta e consequentemente com apresentações de ações e práticas inovadoras”, declarou.

 

“O propósito é permitir que o aluno seja capaz de tomar decisões articuladas com as tecnologias tradicionais, contemporâneas e digitais por meio de um aprendizado que estimule a criatividade, criticidade, autonomia, responsabilidade e colaboração”, explicou Juliane.

 

No ponto de vista do gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, a educação básica tem muitos recursos e precisa usá-los com o intuito de melhorar a didática e consequentemente o aprendizado. “As escolas SESI têm esse viés, porque tudo isso ajuda imensamente, pois abre um leque de conhecimentos e informações que os alunos devem e precisam acessar, absorver e aprender, mas de maneira criteriosa, crítica e criativa”, pontuou.

 

Para Coelho, “essa formação vai contribuir para abrir novos horizontes e despertar nos professores e obviamente, nos estudantes, o aumento da sensibilidade, do humanismo e para enxergar a vida com um pouco mais de complexidade e assim poder também ensinar, no caso nosso, do SESI, onde o professor precisa, ao longo do desenvolvimento da sua disciplina específica ou técnica, inserir ou aprender a viver, que é falar de forma transversal. Então, tudo isso o docente, hoje precisa adquirir como competência, porque o avanço da educação está nesse campo e daí a importância dessa formação, que traz uma visão inovadora ao mesclar arte e tecnologia”, finalizou.

 

 


Mais notícias

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim