IMPRENSA
30 de setembro de 2020 - 12h00

A- A A+

Unidades Lagoa e Nova Mutum entregam kits do Projeto Biblioteca SESI em Casa


 

Colégio SESI-SENAI IEL Lagoa, em Porto Velho e a Unidade de Nova Mutum Paraná, realizaram Drive Thru para entrega dos kits com obras literárias. A ação faz parte do Projeto Literário SESI — Biblioteca SESI em casa com obras de Monteiro Lobato e Ziraldo. De iniciativa do Departamento Nacional, o projeto visa enriquecer o processo de ensino aprendizagem , desenvolvendo um maior domínio da linguagem,  criatividade e o potencial de concentração, habilidades essenciais para a formação de alunos mais engajados com os estudos.

 

Cada segmento recebeu a maleta literária e cada kit é adaptado para cada faixa etária. Entre os títulos, estão Reinações de Narizinho e O macaco que se fez homem, de Monteiro Lobato e As aventuras da professora Maluquinha e Viagens da Carolina, de Ziraldo. As escolas também enriquecerão o acervo com coleções dos autores.

 

Os alunos e famílias ficaram encantados com as coleções literárias e já iniciaram a leitura das obras. Pais e responsáveis elogiaram a iniciativa da escola em promover ações como esta para possibilitar conhecimento de forma significativa.

 

“Projetos de leitura integram as ações pedagógicas da escola de Porto Velho e Nova Mutum, que incentivam a leitura e ampliam conhecimentos culturais através do acervo literário e com esses novos kits um a abordagem aos autores — principalmente os brasileiros, promovendo ampliação do vocabulário e que possam se preparar melhor para toda e qualquer atividade que venham a exercer na vida”, destaca a gerente do colégio SESI-SENAI-IEL Lagoa, Fabiana Amaral. 

 

Com as atividades de ensino sendo realizadas de forma virtual, a entrega dos materiais aos responsáveis foi escalonada de acordo com as séries dos estudantes através de um Drive Thru cultural. O uso de máscaras faciais foi obrigatório, seguindo os protocolos de segurança.

 

De acordo com a coordenadora Pedagógica, Juliane Loubach, os livros que fazem parte da maleta vão servir para incentivar bastante a leitura, principalmente nas horas vagas”, disse.

 

A leitura abre horizontes, ajuda com a interpretação e com a escrita e possibilita contato com novas palavras. A afirmação é da pedagogia Tatiane Botelho. Já a pedagoga Ana Paula de Almeida ressaltou que as atividades relacionadas à leitura das obras de literatura serão trabalhadas com os alunos ao longo do semestre através de atividades pedagógicas.

 

Ana Paula finaliza citando uma frase de Ziraldo: Ler é o nosso segundo código de sobrevivência.  O primeiro código são os cinco sentidos. É através deles que o homem se comunica com o mundo. Ainda que ele os tenha perfeitos, o fato de não saber ler – e escrever, é claro – faz do homem um ser incompleto.

Assessoria de Comunicação Social FIERO


Mais notícias

Pavimentação asfáltica garante qualidade e segurança à comunidade escolar do SESI-SENAI-IEL de Cacoal

SESI-SENAI-IEL Lagoa leva alunos para um mergulho virtual ao mundo da leitura

Mega Aulão remoto movimenta alunos do colégio SESI-SENAI-IEL de Pimenta Bueno

Colégios SESI-SENAI Rondônia utilizam ferramenta Lego como instrumento de aprendizagem