IMPRENSA
22 de outubro de 2020 - 09h08

A- A A+

SESI em parceria com a Rede Amazônica prepara alunos de RO para o ENEM

O primeiro Aulão na Rede totalmente virtual foi realizado nesta quarta-feira, 21. O trabalho, fruto da parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e Rede Amazônica, teve transmissão ao vivo pelo portal do G1 e mobilizou os professores de Porto Velho, Pimenta Bueno e Vilhena. O estúdio de transmissão foi montado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e mobilizou uma equipe de profissionais da área técnica e educacional e que contou com tradução simultânea em libras.


Mediante a uma inscrição gratuita, os alunos tiveram acesso às apostilas confeccionadas pelos professores do SESI, e de acordo com a coordenação da Rede Amazônica, as aulas ficarão gravadas no site do G1.


O coordenador de educação do SESI, SENAI e IEL, Jair Coelho, fez a abertura do evento conclamando todos os estudantes que estão concluindo o ensino médio a participarem das aulas, como forma de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que garante vaga nas instituições de ensino superior da rede pública e privada.


Antes de iniciar as aulas remotas, a professora de ginástica laboral da unidade do SESI Saúde de Porto Velho, Marilia Coimbra, propôs uma atividade corporal com alongamentos para despertar e animar os alunos participantes do Aulão na Rede.


Em seguida, deu-se o início das aulas. A primeira foi apresentada pelo professor de biologia, Diógenes Pierre de Moraes, que também é gerente da Unidade SESI SENAI de Pimenta Bueno. Ele preparou seu conteúdo através de músicas e paródias, que segundo o professor, servem para que os alunos assimilem com mais facilidade os conteúdos.


Também professor da unidade do SESI de Pimenta Bueno, o professor Clauton de Saulo Maciel de Souza, discorreu sobre o conteúdo de Língua Portuguesa e Redação. Em sua explanação o professor ponderou a importância da interpretação de texto não só para a sua disciplina, mas para todos os outros conteúdos que são aplicados no ENEM.


Para encerrar as atividades da manhã, o professor da unidade de Vilhena, André Luiz Weiber Chaves apresentou o conteúdo de química, e deu várias dicas das matérias que caem na prova do ENEM da sua disciplina.


No período da tarde, mais três disciplinas foram apresentadas. Desta vez, as aulas ficaram sob a responsabilidade dos professores do SESI Lagoa de Porto Velho.


Diego Alves dos Santos Oliveira, professor de matemática, desmistificou a matéria. Disse que o mais importante é entender o conteúdo como um todo, ao invés de simplesmente decorar fórmulas.


História foi o tema seguinte. O conteúdo foi repassado pelo professor Francisco Luciano da Silva, que apresentou assuntos que vieram desde o feudalismo, passando pelo absolutismo, história do Brasil desde a época do império, passando pela independência, até a Era Vargas.


Para encerrar as atividades, o professor Allan Robson Oliveira dos Santos abordou o conteúdo de física. Apresentou dicas importantes da matéria, que são relacionados ao cotidiano, pois são questões deste tipo, que apresentam situações corriqueiras que costumam cair no ENEM.


Mais notícias

Pavimentação asfáltica garante qualidade e segurança à comunidade escolar do SESI-SENAI-IEL de Cacoal

SESI-SENAI-IEL Lagoa leva alunos para um mergulho virtual ao mundo da leitura

Mega Aulão remoto movimenta alunos do colégio SESI-SENAI-IEL de Pimenta Bueno

Colégios SESI-SENAI Rondônia utilizam ferramenta Lego como instrumento de aprendizagem