IMPRENSA
13 de novembro de 2020 - 10h31

A- A A+

Alunos do SESI Lagoa têm encontro remoto com Monteiro Lobato e Emília


 

Alunos do quinto ano do Ensino Fundamental do Colégio SESI Lagoa, de Porto Velho, participaram de uma aula remota especial com o tema "Encontro com Monteiro Lobato e Emília". Realizada pela professora Ivonete Schefmacher, a atividade faz parte do projeto “Minha Biblioteca SESI”.

 

“Não basta ser professor. Precisamos nos reinventar”, afirma a professora Ivonete. Ela explica que a iniciativa teve o objetivo de descrever, caracterizar personagens e o ambiente do Sítio do Pica Pau Amarelo, criação do escritor Monteiro Lobato.

 

Caracterizada de boneca de pano Emília, uma das mais fascinantes personagens do universo criado por Monteiro Lobato, a professora Ivonete ressalta que durante a aula virtual, trocou ideias com os alunos acerca das diversas histórias, aventuras, fantasias, verdades e encantamento pelo qual transitam os mais incríveis personagens que habitam o Sítio.

 

De acordo com a pedagoga Tatiana Botelho, o projeto visa incentivar à leitura. “A internet e as redes sociais são muito importantes, mas leitura de um livro é diferente. Manusear, virar as páginas, olhar as figuras é mágico para a criançada, desperta a imaginação e ajuda muito no desenvolvimento intelectual dos alunos”, disse.

 

A gerente do colégio SESI-Lagoa, Fabiana Amaral lembra que a leitura, a escrita, a interpretação de texto, são fundamentais à formação intelectual dos alunos e o SESI acredita e apoia iniciativas que contribuam para o aprendizado.

 

Monteiro Lobato

 

Grande escritor, criador de obras literárias infanto-juvenil consideradas até hoje para o Brasil uma das mais buscadas pelo público. José Bento Monteiro Lobato, como é seu verdadeiro nome, nasceu na cidade de Taubaté no ano de 1882, se formou em advocacia por conta de imposições de seu avô, mas se encontrou mesmo no mundo artístico.

 

Monteiro Lobato era um grande escritor e também admirava as pinturas e a fotografia, tinha uma grande visão para as artes. Em 1920, Monteiro Lobato termina seu livro “A narizinho Arrebitado”, onde leva ao público infantil o folclore, muita fantasia e culturas populares. A seguir, Lobato cria mais três novos livros, “Reinações de Narizinho”“As caçadas de Pedrinho” e “O Pica-pau Amarelo”.

 

Emília, a boneca do Sítio do Pica Pau Amarelo

 

Emília, criação de Monteiro Lobato, é uma boneca de pano feita pela tia Nastácia, com os olhos de linha preta e roupa com pedaços de pano coloridos. Era muda até que engoliu a pílula da fala do doutor Caramujo. A partir daí, Emília desandou a falar sem parar. Ela é muito independente e metida a filósofa.

 

Assessoria de Comunicação Social FIERO

 


Mais notícias

Pavimentação asfáltica garante qualidade e segurança à comunidade escolar do SESI-SENAI-IEL de Cacoal

SESI-SENAI-IEL Lagoa leva alunos para um mergulho virtual ao mundo da leitura

Mega Aulão remoto movimenta alunos do colégio SESI-SENAI-IEL de Pimenta Bueno

Colégios SESI-SENAI Rondônia utilizam ferramenta Lego como instrumento de aprendizagem