12 de fevereiro de 2021 - 10h58

SESI, SENAI e IEL são sinônimos de educação, bem-estar social e acesso ao mercado de trabalho

A conquista da tão sonhada vaga na universidade depois de terminar o Ensino Médio ou quando um jovem consegue o primeiro emprego após fazer um curso técnico e ainda quando um estudante é selecionado para um estágio em uma empresa ou indústria de Rondônia. SESI, SENAI e IEL, braços operacionais da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), estão presentes em cada uma dessas histórias e etapas da vida de milhares de jovens, no dia a dia, seja no curso técnico, no ensino básico ou na experiência de estágio.

São os resultados das ações e projetos das três instituições focadas na educação e na formação profissional, no lazer e na cultura, na saúde e na segurança na indústria, na interação entre o sistema educacional e as empresas, no estimulo a inovação tecnológica e na contribuição para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

A educação transformadora e o aprendizado que alia teoria à prática oferecidos pelo SESI-SENAI, só progride e com isso os alunos se desenvolvem ainda mais. São diferenciais proporcionados por cursos e grades curriculares atuais, de acordo com as exigências do mercado global. Afinal, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Daí a importância de uma metodologia de formação com o conceito de educação transformadora, que desenvolve nos estudantes as capacidades de avaliar e trabalhar de forma colaborativa, propondo soluções inovadoras tão necessárias no setor industrial

Quando a indústria cresce, mais empregos e renda são gerados, e com isso o estado também cresce. A FIERO, por meio dos seus braços operacionais SESI e o SENAI, também faz parte do dia a dia da indústria, da sua família, do estado e há mais de 30 anos atua na defesa dos interesses da indústria rondoniense. Para atender as indústrias e seus desafios, o portfólio do SESI-SENAI-IEL está estruturado com as melhores soluções em educação, segurança do trabalho, saúde, qualidade de vida, gestão, inovação e cultura para os principais segmentos industriais.

De acordo com o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI e IEL de Rondônia, Jair Coelho, o SESI está presente em Rondônia com destaque na educação básica, formação e também nos cuidados da segurança e saúde dos trabalhadores da indústria e impactando de maneira positiva em milhares de vidas. O SESI contribui para aumentar a produtividade e a competitividade da indústria. Já o SENAI atua diretamente na formação profissional de jovens e adultos. A instituição realiza um forte trabalho junto às indústrias através de soluções de tecnologia e educação, direcionando e fortalecendo os pilares da Indústria e aumentando a produtividade industrial.

“O IEL também tem papel fundamental, pois atua como parceiro de organizações de conhecimento e oferece um amplo conjunto de serviços e ações. Na área de Interação universidade/empresa, atua com estágio supervisionado, recrutamento e seleção de profissionais, fomento ao empreendedorismo, capacitação empresarial, pesquisas e projetos de desenvolvimento e inserção social”, finalizou o coordenador.