Treinadores destacam evolução das equipes de robótica das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa e Vilhena
Departamento Regional de Rondônia participa do Seminário Internacional SESI Educação
Com o tema “Pensamento Computacional – Aprendendo
na Escola a Resolver Questões Complexas do Trabalho”, aconteceu nesta
quinta-feira, 26, o Seminário Internacional SESI de Educação, no auditório do
Pavilhão da Bienal Ciccillo Matarazzo, em São Paulo. Antes do seminário, foi
realizada a reunião nacional dos gerentes de Educação da Rede de escolas SESI e
na sequência, acontece o evento nacional sobre robótica.
O evento contou com a participação do coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho e da técnica Marcela Xavier, da Coordenação de Educação (Cebep), como representantes do Departamento Regional do SESI Rondônia.
Jair Coelho destacou os temas abordados durante o seminário, cuja abertura foi feita pelo diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, que falou sobre o pensamento computacional e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Há várias menções do termo “pensamento computacional” no texto da BNCC e o conceito é associado à matemática como estratégia para “traduzir” situações-problema da língua materna para outros formatos que podem ser entendidos por sistemas digitais”, disse.
Coelho também ressaltou os demais temas, como à abordagem do palestrante Peter Kronstrom, do Instituto de Copenhagen de Estudos Futuros, que com propriedade, falou sobre as ações e pensamentos para o presente e o futuro, o painel apresentado pelo diretor de Logística e Customer Care Latam da Rockwell Automation, Rodrigo Azevedo Neves, Jean Klaumann, o CEO da Neogrid e o Senior Designer da Lego, Lee Magpili, sobre o pensamento computacional como solução de problemas reais e a palestra de encerramento com a CEO da UX para Minas Pretas, Karen Santos, que abordou o pensamento computacional na formação e trabalho.
Segundo o coordenador, o seminário foi rico em informações e transmissão de novos conceitos e práticas voltados à educação, como sala de aula invertida, solução de problemas, educação inovadora e linguagem, como letramento digital e pensamento computacional. “Como afirmou o superintendente Lucchesi, o professor nunca será substituído, mas podemos melhorar seu papel com conjunto de tecnologias”, disse.
Conforme Coelho, realmente muitos jovens chegam na indústria com muita vontade de realizar e ter resultados. “Em Rondônia não é diferente. Nossos alunos, bem antes do final do curso, têm a mesma gana de entrar no mercado de trabalho e logo fazer a diferença. Eles saem com excelente formação, porém, como afirmou o Rodrigo Neves, o que falta é que eles não conseguem enxergar qual problema devem resolver”, comentou.
“São reflexões importantes feitas por especialistas com olhar, pensamentos e ações voltados à educação”, afirma Jair Coelho. “Sem dúvida vamos compartilhar essas experiências tão ricas no nosso DR”, finalizou o coordenador.
Para Marcela Xavier, a escola tem o desafio de formar jovens que saibam identificar e resolver problemas. Para isso, os docentes e gestores escolares devem acompanhar as transformações do mundo e das gerações. Pensamento computacional é um caminho.
Mais notícias
Departamento Regional de Rondônia participa de Seminário Internacional SESI de Educação
Equipe Nimble participa do Torneio SESI de Robótica 2024 na modalidade F1 in Schools
Equipe Elev3r segue para o Festival SESI de Robótica onde compete na etapa nacional da categoria FLL