IMPRENSA
23 de February de 2023 - 09h57

A- A A+

Equipe NIMBLE, do SESI-SENAI Lagoa, representa o DR-RO na edição 2023 do Festival de Robótica, em Brasília

Batizada com o nome NIMBLE – que em português significa ágil, veloz, afiada - a equipe composta pelos alunos Alexandre Palitot, João Ferreira, Nicolas Sordino, Sarah Alves, Thiago Luz e Yasmin Araújo, da terceira série do Ensino Médio, da Unidade SESI-SENAI Lagoa, de Porto Velho, vai representar o Departamento Regional de Rondônia no Festival Nacional de Robótica, que acontece de 16 e 18 de março em Brasília, na categoria Fórmula 1 in Schools (F1).

O professor de Robótica e Ciências da Natureza, Allan Robson Oliveira dos Santos, que está à frente da equipe, explica que o programa F1 in Schools desafia estudantes de 9 a 19 anos matriculados em escolas SESI a criarem empresas para competir em uma pista de corrida em miniatura.

Ainda conforme o docente, o campeonato faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1, que reproduz desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros do início ao fim, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas.

“Como é uma competição de engenharia, durante o período de preparação os alunos desenvolveram os projetos do carro, as artes dos portfólios, uniforme e do PIT STOP, onde o grupo apresentará no dia do evento. Nossa equipe conta com por três alunos veteranos e outros três que participam pela primeira vez”, disse Santos.  

Quanto à expectativa, comentou Santos, a turma toda está empolgada. Outro ponto mencionado pelo professor é o apoio tanto da gerencia quanto do DR. “Localmente a gerência nos forneceu apoio para a realização de uma série de eventos para a equipe conseguir recursos financeiros e o DR por meio de uma série de materiais e capacitações tanto em modelagem 3D quanto a usinagem do carrinho”, ressaltou.

Os alunos se empenharam bastante e até o momento superaram as expectativas e nas últimas semanas os treinamentos foram intensificados e eles estão bem focados no objetivo.

“A equipe está pronta para o desafio e fazer jus ao nome. A NIMBLE concorre a uma eventual vaga em torneio internacional, mas o nosso principal ganho é a experiência adquirida e as possibilidades de trocas com os demais competidores”, comentou Santos.

No ponto de vista da gerente Fabiana Amaral a robótica está presente em todos os cantos, desde a produção industrial até as mais simples atividades do dia a dia e parte da missão da robótica não é só participar das competições, pois ela também trabalha o raciocínio lógico, a fim de despertar no aluno a encontrar soluções para problemas, que pode ser feito em grupo, o que promove também maior interatividade e capacidade de trabalhar em equipe, uma habilidade crucial nos tempos atuais.

A coordenadora de Educação, Juliane Loubach lembrou que nesta competição, não é só a velocidade que conta: é necessário utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de F1. Nessa preparação para o mundo profissional, os jovens competidores precisam pensar em marketing, patrocínio, plano de negócios e estratégias em mídias sociais.

“Vimos acompanhando o desempenho da NIMBLE e a evolução dos alunos que integram a equipe. Temos confiança na superação do desafio que eles vão enfrentar na competição, porque estão focados, preparados e treinados. O DR-RO e a unidade estarão muito bem representados na categoria Fórmula 1 in Schools. Estamos desde já na torcida, não apenas pela nossa, mas pela equipe ELEV3R, da unidade de Vilhena, que vai competir na categoria First Lego League (FLL), com a participação dos professores Silvio Luiz Vichroski e Lorines Cezne, responsáveis pelo treinamento”, finalizou Juliane.  

 


Mais notícias

Treinadores destacam evolução das equipes de robótica das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa e Vilhena

Departamento Regional de Rondônia participa de Seminário Internacional SESI de Educação

Equipe Nimble participa do Torneio SESI de Robótica 2024 na modalidade F1 in Schools

Equipe Elev3r segue para o Festival SESI de Robótica onde compete na etapa nacional da categoria FLL