IMPRENSA
21 de March de 2023 - 12h11

A- A A+

Seminário Internacional realizado pelo SESI e SENAI debate temas voltados à educação

O Departamento Regional de Rondônia se fez presente na 5ª edição do Seminário Internacional SESI-SENAI, realizado em Brasília, teve como tema central “Educação e Desenvolvimento do País: desafios e perspectivas”. O evento arregimentou nomes de reputação do cenário educacional brasileiro e também internacional, todos, indistintamente, exaltaram o papel preponderante da educação na ascensão social e econômica de um país, citando recorrentemente: Coreia do Sul, Finlândia, Austrália, entre outros.      

 

A programação foi dividida em quatro sessões com os temas: políticas de educação, a escola como espaço de inovação e transformação, educação profissional e o futuro do trabalho e a formação de professores como estratégias para uma educação de qualidade.

 

O superintendente do SESI-RO e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago ressaltou que durante o seminário foram apresentados nove temas de fundamental importância, dentre eles, Inovação, Tecnologia e Trabalho; O Trabalho na Era Digital; Formando para a Indústria do Futuro e Parcerias que Promovem a Educação.

 

“Como participantes ficamos atentos e receptivos às abordagens, vieses e novidades evidenciadas para arregimentar os processos educacionais e que poderão ser adotados para contribuir com transformações qualitativas tanto da Educação Básica quanto da Educação Profissional, praticadas no Estado de Rondônia”, afirmou Santiago.   

 

Segundo o gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, “o SESI estando à frente da Educação Básica tem se esmerado perante os desafios presentes e futuros que essa modalidade da educação impõe, tem inovado na sua infraestrutura, layout das escolas, laboratórios, oficinas e inserção de tecnologias mediadoras educacionais, assim como também, promover incessantemente a mudança do perfil profissional das suas equipes , levando-os a serem comprometidos com a transformação Digital e performáticos na utilização de soluções baseadas nas novas tecnologias. O SENAI está inserido neste contexto”, pontuou.

 

Coelho participou ainda da reunião de gestores de Educação do SENAI. “Neste encontro tivemos como pauta central a reindustrialização, tecnologias educacionais, perspectivas e desafios do SENAI”.

 

Sobre a visita exploratória ao SESI-Lab – no encerramento do seminário – Santiago e Coelho foram unânimes. “Trata-se de um empreendimento absolutamente impactante, vitorioso desde a sua concepção, superlativo na disponibilização para todos os humanos - sejam de que estirpe for - chacoalha e contribui fundamentalmente para a máxima: o verdadeiro aprendizado se dá através da curiosidade e da prática”.

 

A gerente de engenharia, infraestrutura e manutenção da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO) e das casas SESI-SENAI-IEL, Géssica Raissa também marcou presença no evento que aconteceu como parte da programação do Festival SESI de Robótica. Ela destacou o encontro como extraordinário, com a apresentação de assuntos relevantes. “Foi uma experiência esclarecedora e pude compreender mais a fundo a importância, por exemplo, da robótica na vida e no aprendizado dos jovens do SESI e SENAI. Além disso, o seminário abriu espaço para discussões sobre a educação como política de Estado”, disse.

 

Participaram dos debates o diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi; o ministro da Educação, Camilo Santana; o ex-ministro da Educação e Ciência de Portugal Nuno Crato; o diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, Henrique Paim; a presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz; a física brasileira e professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) Sônia Guimarães; o especialista em educação profissional para a América Latina e Caribe (OREALC/UNESCO), Ramom Iriarte; o presidente de Google Cloud para América Latina, Eduardo Lopez, entre outros. 

 


Mais notícias

Treinadores destacam evolução das equipes de robótica das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa e Vilhena

Departamento Regional de Rondônia participa de Seminário Internacional SESI de Educação

Equipe Nimble participa do Torneio SESI de Robótica 2024 na modalidade F1 in Schools

Equipe Elev3r segue para o Festival SESI de Robótica onde compete na etapa nacional da categoria FLL