IMPRENSA
03 de March de 2023 - 12h07

A- A A+

SESI Saúde de Ji-Paraná aborda prevenção às infecções sexualmente transmissíveis para funcionários de indústria local

Com todo cuidado que o tema exige, a enfermeira Valéria Cristina, que integra a equipe da unidade SESI Saúde de Ji-Paraná, na última semana de fevereiro, ministrou palestra preventiva focada na importância dos cuidados com a saúde tendo como público alvo a gerência e mais 33 funcionários da indústria local Castanha de Rondônia.  

 

Na apresentação, Valéria lembrou a existência de diversas doenças e infecções sexualmente transmissíveis que uma vez diagnosticadas e corretamente tratadas pode-se conseguir a cura por meio de medicações, como sífilis, infecções por clamídia ou gonococo. Porém, para algumas doenças, não se consegue a cura, como AIDS e hepatite B, havendo risco de se tornar crônica ou levar à morte.

 

Valéria ressaltou que “evitando a infecção diminui o risco de adoecer. A melhor forma de prevenção contra a grande maioria das ISTs é o uso correto de preservativo durante a relação sexual. Para algumas infecções também há vacinação, como a contra a hepatite B e o HPV, por exemplo; ambas distribuídas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ”, declarou.

 

A enfermeira reforçou que o fundamental é que as infecções sejam diagnosticadas ainda antes de se tornarem doenças, assim a possibilidade de evitar complicações é bem maior.

 

Ela ainda recomendou que os exames para detecção de IST sejam feitos rotineiramente, especialmente no público de maior risco que englobam pessoas abaixo de 30 anos ou em pessoas que não façam uso de preservativo. “Uma IST detectada precocemente abre a possibilidade de quebrar a cadeia de transmissão, bem como, ser tratada antes de surgirem sintomas e complicações. É importante lembrar que tanto o tratamento como os exames para diagnóstico são acessíveis a qualquer pessoa por meio do SUS”.

 

A gerente da unidade, Cintia Aparecida Alves frisou a importância da palestra para a prevenção, promoção da saúde e valorização da vida do trabalhador. “As atividades contribuem para a conscientização dos funcionários que aprendem a evitar acidentes e adquirem hábitos mais saudáveis”, declarou.

 

Na unidade do SESI Saúde de Ji-Paraná é possível realizar atendimento com médicos clínicos credenciados e fazer exames específicos para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis.

 


Mais notícias

SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum promovem capacitação focada em adaptação e inclusão

Grécia Antiga é tema do segundo aulão 2024 da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI de Pimenta Bueno participa da campanha do Dia Internacional da Síndrome de Down

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Rondônia estão a todo vapor para as ações da Páscoa Solidária