IMPRENSA
16 de May de 2023 - 10h33

A- A A+

Equipe pedagógica do SESI de Pimenta Bueno participa do evento “Um dia no campo” na Fazenda 3 Bacuris

Conhecer in loco a realidade do agronegócio e a sustentabilidade das propriedades da área rural local, entre outros temas, foram os principais objetivos do evento “Um dia na fazenda”, promovido pelos proprietários da Fazenda 3 Bacuris, que contou com a participação da equipe pedagógica da unidade SESI de Pimenta Bueno como convidados.

 

Além da visitação à fazenda e a apresentação de palestras, o dia de campo, contou ainda com café da manhã e um churrasco patrocinado pela família Foroni, que convidou todos os professores do SESI local, incluindo o gerente da unidade, Diógenes Pierre.  

 

Segundo o gerente, “chegando no evento, fomos agraciados com um delicioso café da manhã, e em seguida, fomos presenteados com uma palestra surpreendente ministrado pelo Euvaldo Foroni, que nos contou um pouco de sua história, de sua chegada a Rondônia, como iniciou as suas conquistas. Um ponto alto de sua fala, foi nos apresentar informações a respeito da sustentabilidade de suas propriedades”, comentou.

 

Pierre disse que “percebemos a preocupação da família em se manter conectado à natureza, respeitando todos os limites de produção. Algo que achei muito interessante, foi o fato do desmame dos bezerros, pois eles se preocupam em causar o mínimo de estresse possível aos animais. Foi um momento muito rico de informações”, ressaltou.

 

Na sequência, a palestrante Jacqueline Lubaski, tratou de assuntos relacionados ao agro. “Foi interessante, pois tivemos a oportunidade de conhecer mais o assunto na prática. Foram momentos esclarecedores, e muitos assuntos foram desmistificados. Perceber na prática que existem proprietários preocupados com o desenvolvimento sustentável, é algo formidável”, exultou.

 

A vice-presidente da Associação De olho no Material Escolar, Andréa Bernabé explicou como surgiu a entidade e qual seu objetivo. “Essa equipe surgiu por intermédio de pais que se preocuparam durante a pandemia, sobre assuntos relacionados ao agro tratados de forma não atualizada. Nossa ideia era atualizar as informações e inclusive tivemos como base o material didático utilizado pelo SESI, o Somos Educação, pois apresenta dados atuais e reais sobre o agronegócio”, afirmou.

 

Para o Alexandre Foroni o evento foi produtivo porque mostraram como é o agronegócio nos dias de hoje. “Além disso podemos observar o quão importante é estreitarmos o relacionamento entre o agronegócio e a cidade”.

 

Conforme o professor de Geografia, Elias Evangelista, “a atividade foi interessante para que pudéssemos aprofundar o nosso conhecimento sobre o agro, como um negócio de fato. O uso de tecnologias no campo vem cada vez mais ganhando forma no agronegócio brasileiro. Muito rico o conhecimento que poderemos usar em nossas aulas e destacar a importância do agronegócio de Pimenta Bueno e de Rondônia em geral. Espero por mais momentos como esse que só enriquecem o nosso conhecimento. Agradeço ao SESI e a Fazenda 3 Bacuris por esse momento de aprendizado”.

 

O encontro nos proporcionou uma experiência maravilhosa”, ressaltou a professora de Inglês, Espanhol e Ética, Gisele Stadi. “Os palestrantes nos mostraram os cuidados que os agro produtores têm com seus negócios e a preocupação em fazer tudo dentro das medidas exigidas pelas fiscalizações. Como professores precisamos estar atentos aos avanços que o agro teve, e assim, transmitir as informações corretas e atualizadas aos nossos alunos. Dentre as falas dos palestrantes a estória de vida do proprietário da fazenda, deixou um grande aprendizado de persistência e muita dedicação”, declarou.

 

A professora Laura Anésia, do 2º Ano do Ensino Fundamental I, agradeceu a oportunidade de fazer parte da visita e da importância para o seu desenvolvimento pessoal e pedagógico. “Aprendi e descobri muitas coisas que levarei para minha vida profissional. Estou encantada com tudo que vivenciei, principalmente conhecer a história de vida incrível do senhor Foroni, a palestra maravilhosa da Jaqueline. De modo geral foi um dia de muitos ensinamentos e de grande valia”.

 

“Para mim esse dia no campo foi uma forma de me inspirar e o obter lições valiosas. É conversando com pessoas que já passaram por maus bocados, mas que obtiveram êxito com muito trabalho. É por isso que grandes empresários e fazendeiros como o senhor Alexandre Foroni e seu pai contratam figuras inspiradoras para dividir as suas experiências e lições de vida como o senhor Euvaldo e a palestrante Andréa”, pontuou a professora Antia Maria, do 4º do Ensino Fundamental I.

 

A estagiária de Pedagogia, Valéria Figueiredo falou da rica oportunidade de participar do evento. “Para mim foi um momento único de muito aprendizado que levarei para minha vida pedagógica. Também pude revivenciar meu passado com a palestrante Jaqueline e me emocionei porque vivi tudo aquilo que ela disse, voltei para casa muito feliz e grata, cheia de motivação. Obrigada Diogenes e agradeço a Deus todos os dias pela minha oportunidade no SESI”, finalizou.

 

 


Mais notícias

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem