IMPRENSA
22 de May de 2023 - 12h23

A- A A+

Unidades SESI-SENAI-IEL de Rondônia realizam ciclo de encontros com pais e responsáveis

As equipes pedagógicas das unidades SESI-SENAI-IEL de Rondônia, com apoio das respectivas gerências, realizaram o 2º Ciclo de Encontros com pais e responsáveis. Na oportunidade, foram apresentados os relatórios das avaliações diagnósticas de cada turma e ainda foram tratados assuntos como a importância da parceria da família no acompanhamento dos alunos frente a questões emocionais, uso de aparelhos eletrônicos, estabelecimento de rotina de estudos e maior tempo dos pais em atividades familiares com seus filhos.

 

Os gestores apresentaram as atividades e os projetos em desenvolvimento com os estudantes. Outro tema foi a questão de segurança e o que está sendo feito para proteger todos que convivem no ambiente. Na ocasião, os presentes debateram sobre as medidas que já foram implementadas, bem como propuseram adoção de novas ações preventivas e de conscientização.

 

De acordo com a gerente da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, de Porto Velho, Fabiana Amaral, as reuniões tiveram uma participação expressiva dos pais e responsáveis. “Para nós, é cada vez mais fundamental essa interação e integração escola e família dos alunos. Todos esses anos têm sido uma via de mão dupla feita de parceria, diálogo e confiança”, afirmou.

 

As unidades SESI-SENAI-IEL de Vilhena e SESI de Pimenta Bueno realizaram encontros com o objetivo de promover um bate-papo descontraído com os pais, seguido da entrega de boletins. Os gerentes Silvio Leite e Diógenes Pierre destacaram os encontros como essenciais, pois facilitaram o diálogo e estreitaram o relacionamento dos pais e responsáveis com a escola.

 

Conforme Leite e Pierre, se aproximar dos pais e garantir a participação deles no ensino é fundamental para um processo completo de aprendizado do aluno, pois o seu papel funciona de maneira complementar ao do professor e ao da escola e que a partir dessa atuação conjunta que o aluno poderá aprender e se desenvolver com mais assertividade.

 

Já a gerente da unidade de Ji-Paraná e Jaru, Cintia Aparecida, reiterou que “mediante o diálogo constante entre família e escola, é possível compreender melhor os alunos, suas vivências, abrangendo suas potencialidades, gostos e suas dificuldades. A relação dialógica empreendida duramente o ciclo de encontros, contribuirá para aprimorar o processo de “cuidar e educar” os educandos”, pontuou.

 

Para o gerente do SESI-SENAI-IEL de Cacoal e Rolim de Moura Rodolfo Lentz, o encontro com os pais é importante para discutir comportamentos, alinhar expectativas, inovar as práticas pedagógicas e entender quais são os próximos passos na educação dos alunos. “A participação da família é essencial para o desenvolvimento saudável da criança nos aspectos cognitivos, afetivo, emocionais, comportamentais e sociais. O momento de interação entre a família e a instituição de ensino também pode funcionar como um termômetro para a fidelização”, falou. 


Mais notícias

SESI Saúde de Cacoal encerra mês da mulher com palestra preventiva

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal participam de evento local

SESI Saúde de Cacoal integra Primeira Conferência de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável

SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum promovem capacitação focada em adaptação e inclusão