IMPRENSA
15 de October de 2021 - 11h25

A- A A+

SESI-SENAI-IEL de Ji-Paraná realiza curso de Operador de Drone

Ministrado pelo instrutor Anderson de Oliveira Felix, da unidade SESI-SENAI-IEL de Ji-Paraná, o curso de Operador de Drones capacitou e formou 20 novos profissionais através de aulas teóricas e práticas para o desenvolvimento das habilidades dos alunos como pilotos para a realização de voos de drones com captura de imagem, filmagem e processamento de informações coletadas.

O curso do SENAI apresentou as aplicações operacionais de drones, realização de voo respeitando-se as normas de segurança, conhecimento e arquitetura de drones; aplicativos utilizados, orientações e navegação, noções de meteorologia, orientação de voo seguro, noções de espaço aéreo, modos de voo, sistemas de navegação, de alimentação e de controles, câmera e seus acessórios, pousos, decolagens manuais e automáticas, direcionais, funções do drone, dentre outros.

Com carga horária de 28 horas, durante o treinamento também foram abordados temas como a legislação e normas existentes para a operação de drones, como as da Agência Nacional de Aviação Civil - Anac, da Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo - Decea.

Felix ressalta que drones têm sido utilizados cada vez mais por empresas, indústrias e órgãos governamentais. “O mercado de trabalho está demandando profissionais qualificados nesta área e o SENAI está na vanguarda desta ferramenta utilizada em vários segmentos”.

As mulheres também estão antenadas às novas tecnologias, por exemplo, as alunas Marlene Maria Fabricante e Barbara Cristina que participaram do curso. Marlene destacou que não imaginava que o curso seria tão interessante.  “Além da teoria e da prática também aprendemos sobre a legislação vigente que regulamenta a utilização de drones”, pontuou.

Barbara gostou do curso e acredita que a qualificação como operador de drone terá oportunidades no mercado de trabalho. “A cada dia esse mercado cresce e é uma tecnologia que veio para ficar”, comentou a aluna.

De acordo com a gerente da unidade, Cintia Aparecida Alves, com o avanço tecnológico os drones tornaram-se cada vez mais presentes na indústria, na agropecuária, na construção civil, nos eventos e diversos setores. “O profissional que se qualifica na operação de drone, principalmente num curso oferecido pelo SENAI, com certeza tende a se destacar no mercado de trabalho, dado a alta procura e demanda de mão de obra qualificada”, finalizou.

 


Mais notícias

Palestra no SENAI de Ariquemes prepara alunos para o SAEP

SENAI-RO e UFJF firmam parceria para gestão de grandes paradas em usina hidrelétrica

Programa SENAI Vai Até Você leva cursos para Cerejeiras

Aulão de interpretação de texto prepara alunos do SENAI Ariquemes para o SAEP