SERVIÇOS

SAGA DA INOVAÇÃO

A Saga da Inovação é formada por 3 grandes projetos de inovação do SENAI, o Desafio de Projetos Integradores (DSPI), o Inova SENAI e o Grand Prix de inovação, todos voltados para a busca de soluções inovadoras para o fomento ao desenvolvimento da Indústria.


Desafio SENAI de Projetos Integradores

O Desafio SENAI de Projetos Integradores é uma iniciativa da instituição para desenvolver, em seus alunos de cursos técnicos, a capacidade de trabalhar em grupo, propor ações inovadores e pensar de forma empreendedora. Essas competências são cada dia mais requeridas nas organizações, onde o trabalho em equipe com profissionais de diversas áreas tem se mostrado fundamental para o sucesso de uma ação.

O Desafio é dividido em duas etapas: regional e nacional. Na fase regional, os alunos de cada unidade do SENAI formam equipes de dois a quatro integrantes envolvendo, no mínimo, dois cursos técnicos, para a apresentação de soluções inovadoras para problemas reais da indústria brasileira. Os alunos devem elaborar projeto, protótipo, Canvas Busines Model e apresentação no formato pitch.

Os professores têm papel de orientar seus alunos, mas não fazem parte das equipes. Os projetos devem fazer parte do que é trabalhado em sala de aula, compondo o currículo dos alunos.


Inova SENAI

O Programa Inova SENAI foi criado para mostrar que boas ideias também nascem dentro de casa.

Alunos, docentes, técnicos e consultores dos Departamentos Regionais do SENAI em todo o país podem inscrever processos e projetos inovadores em gestão e tecnologia alinhados aos interesses e necessidades da indústria brasileira.

A iniciativa tem como objetivo principal desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio, por meio do desenvolvimento de projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes.

A partir do programa, o SENAI pode aprimorar sua prática pedagógica com o foco na cultura de inovação, além se estar mais integrados à indústria e à comunidade.


Grand Prix de Inovação

O Grand Prix Senai de Inovação foi uma iniciativa do Senai Departamento Nacional – DN, com o objetivo de promover cultura da inovação aberta, através da solução de desafios apresentados pela sociedade e setores industriais, por meio da colaboração de empresas, alunos e pesquisadores.

O Grand Prix é uma corrida de inovação aberta para geração de ideias inovadoras, a partir dos desafios da indústria local com contribuição da própria indústria para resolução dos problemas. A palavra chave do Grand Prix é "cocriação". O formato é de game para motivá-los a desenvolver maior quantidade e qualidade. Quem participa dessa corrida nas escuderias são pessoas de formações diferentes e complementares, empreendedores, alunos, técnicos e engenheiros do Senai e designers. Aqui eles entendem o problema, elaboram ideias e tangibilizam ideias prototipando dentro do ambiente do laboratório aberto. Que é um espaço de cocriação de desenvolvimento de ideias que está no IST de Metalmecânica. Então o Grand Prix funciona como um pulmão de ideias para serem desenvolvidas ao longo do ano no laboratório aberto com participação direta das indústrias.


INFORMAÇÕES
SENAI Rondônia - 0800 647 3551 - sac@fiero.org.br
Fale conosco


Destaques

SENAI-RO finaliza capacitação de instrutores para uso de Kits Didáticos da Indústria 4.0

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Confiança caiu em 21 de 29 setores industriais, aponta CNI

CNI lança prêmio para estimular a representatividade sindical da indústria