SERVIÇOS

SAGA DA INOVAÇÃO

A Saga da Inovação é formada por 3 grandes projetos de inovação do SENAI, o Desafio de Projetos Integradores (DSPI), o Inova SENAI e o Grand Prix de inovação, todos voltados para a busca de soluções inovadoras para o fomento ao desenvolvimento da Indústria.


Desafio SENAI de Projetos Integradores

O Desafio SENAI de Projetos Integradores é uma iniciativa da instituição para desenvolver, em seus alunos de cursos técnicos, a capacidade de trabalhar em grupo, propor ações inovadores e pensar de forma empreendedora. Essas competências são cada dia mais requeridas nas organizações, onde o trabalho em equipe com profissionais de diversas áreas tem se mostrado fundamental para o sucesso de uma ação.

O Desafio é dividido em duas etapas: regional e nacional. Na fase regional, os alunos de cada unidade do SENAI formam equipes de dois a quatro integrantes envolvendo, no mínimo, dois cursos técnicos, para a apresentação de soluções inovadoras para problemas reais da indústria brasileira. Os alunos devem elaborar projeto, protótipo, Canvas Busines Model e apresentação no formato pitch.

Os professores têm papel de orientar seus alunos, mas não fazem parte das equipes. Os projetos devem fazer parte do que é trabalhado em sala de aula, compondo o currículo dos alunos.


Inova SENAI

O Programa Inova SENAI foi criado para mostrar que boas ideias também nascem dentro de casa.

Alunos, docentes, técnicos e consultores dos Departamentos Regionais do SENAI em todo o país podem inscrever processos e projetos inovadores em gestão e tecnologia alinhados aos interesses e necessidades da indústria brasileira.

A iniciativa tem como objetivo principal desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio, por meio do desenvolvimento de projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes.

A partir do programa, o SENAI pode aprimorar sua prática pedagógica com o foco na cultura de inovação, além se estar mais integrados à indústria e à comunidade.


Grand Prix de Inovação

O Grand Prix Senai de Inovação foi uma iniciativa do Senai Departamento Nacional – DN, com o objetivo de promover cultura da inovação aberta, através da solução de desafios apresentados pela sociedade e setores industriais, por meio da colaboração de empresas, alunos e pesquisadores.

O Grand Prix é uma corrida de inovação aberta para geração de ideias inovadoras, a partir dos desafios da indústria local com contribuição da própria indústria para resolução dos problemas. A palavra chave do Grand Prix é "cocriação". O formato é de game para motivá-los a desenvolver maior quantidade e qualidade. Quem participa dessa corrida nas escuderias são pessoas de formações diferentes e complementares, empreendedores, alunos, técnicos e engenheiros do Senai e designers. Aqui eles entendem o problema, elaboram ideias e tangibilizam ideias prototipando dentro do ambiente do laboratório aberto. Que é um espaço de cocriação de desenvolvimento de ideias que está no IST de Metalmecânica. Então o Grand Prix funciona como um pulmão de ideias para serem desenvolvidas ao longo do ano no laboratório aberto com participação direta das indústrias.


INFORMAÇÕES
SENAI Rondônia - 0800 647 3551 - sac@fiero.org.br
Fale conosco


Destaques

Confiança da indústria mantém recuperação, mostra CNI

SENAI define protocolo para retorno às aulas da educação profissional

Alunos do SESI Lagoa estudam matemática brincando

Pandemia afetou negativamente 57 por cento das indústrias exportadoras