26 de November de 2021 - 08h45

Unidades Móveis do SENAI garantem mais mobilidade à educação profissional em Rondônia

A nova unidade móvel (containers) de panificação foi celebrada nesta quarta-feira, 24, pelo Sindicato das Indústrias de Panificação do Estado de Rondônia (Sindipan-RO), durante visita do presidente José Balbino Nascimento, acompanhado por diretores da entidade e empresários do segmento. A comitiva foi recebida pelo coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho e a gerente da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, Fabiana Amaral.

Verdadeiras salas/laboratórios de aulas práticas itinerantes, as unidades móveis são containers totalmente equipados, customizados com mobiliário e equipamentos atualizados e dimensionados para cada curso e podem ser instaladas em qualquer cidade ou indústria, independentemente do seu porte ou segmento. Dessa forma, o SENAI atinge um número maior de pessoas e oferece a possibilidade de fazer uma capacitação profissional de qualidade, com mobilidade e flexibilidade para a indústria e os trabalhadores crescerem.

“Esta unidade representa mais uma ação fundamental para levarmos capacitação de qualidade a todos os pontos do estado. Junto com a FIERO e o apoio do presidente Marcelo Thomé e do diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, para atender as demandas do mercado, indústrias e cidades onde não existem unidades físicas do SENAI”, garantiu Coelho.

O coordenador falou que foram apresentados os novos equipamentos e ressaltou o marco que representa tal aquisição, os ganhos para o segmento de alimentos, a mobilidade para atender bem e com elevada qualidade a formação e a capacitação profissional, adicionada de muita tecnologia, inovação e otimização de todos os recursos envolvidos.

De acordo com o presidente do Sindipan-RO e vice-presidente de Assuntos Sociais da FIERO, José Balbino Nascimento, todos ficaram felizes em saber que o segmento conta novamente com uma unidade móvel tão bem equipada que o SENAI pode levar para todas as cidades rondonienses. “É um laboratório/oficina móvel, de aulas práticas que vai proporcionar o desenvolvimento da aprendizagem ao profissional de panificação. É mesmo um recurso magnífico, porque muitas pessoas que residem em localidades onde não existe o SENAI poderão se qualificar”, disse.

O diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago pontua que o objetivo do SENAI é ampliar as oportunidades dos cidadãos, por meio da qualificação profissional, que é um diferencial decisivo no mercado de trabalho. A unidade móvel tem o espaço de treinamento e, dessa forma, é possível unir teoria e prática.  “Projetada para funcionar como sala de aula e laboratório, a unidade conta com uma infraestrutura completa com equipamentos de última geração – seguindo todos os padrões de segurança do trabalho em máquinas e equipamentos”, explicou.

Conforme o empresário da área de alimentos, Rogério Siqueira, esta unidade móvel é de fundamental importância para o segmento, pois vai percorrer todo o estado capacitando e preparando iniciantes para o mercado de trabalho da panificação. A visita foi pertinente porque tivemos a oportunidade de sanar dúvidas, trocar opiniões e dar sugestões sobre a necessidade de o setor ter também uma unidade física, um laboratório com equipamentos industriais”.

Siqueira elogiou a iniciativa do SENAI que está disponibilizando uma unidade móvel bem equipada para atender a iniciação profissional.

A gerente da unidade Lagoa, Fabiana Amaral ressaltou que os empresários da panificação ficaram satisfeitos com a unidade móvel (container) que está bem estruturada. “Além dos cursos que serão ministrados, o SENAI está preparando consultorias com a participação do instrutor Cleiton Guimarães, para empresas da área de alimentos, um contingente ampliado que demandarão serviços e certamente serão muitíssimos bem acolhidas e atendidas”.

Também participaram da visita o vice-presidente do Sindipan-RO, Pompeu Vieira Marques e os empresários e diretores Rogério Siqueira e Daniel Cristo, que em seguida visitaram as dependências do SESI-SENAI-IEL Lagoa.