28 de April de 2022 - 08h55

Aprendizagem 4.0 é uma nova modalidade do programa jovem aprendiz do SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) disponibiliza o Programa Aprendizagem 4.0, cujo formato inovador oferece aulas a distância e presenciais, além de contar com um currículo que engloba as competências técnicas e socioemocionais da Indústria 4.0. O jovem aprendiz tem acesso a cursos em várias áreas tecnológicas da indústria, com duração de até 2 anos. São diferenciais que contribuem para empregabilidade dos alunos.

Ser aprendiz 4.0 no SENAI tem muitas vantagens, dentre elas, a flexibilidade para realização dos cursos com aulas presenciais e a distância, acompanhamento de um mentor da área tecnológica durante todo a formação e mais de 120 horas para o desenvolvimento das novas competências, experiência de trabalho na indústria com grandes chances de contratação e formação em áreas tecnológicas como as de Manufatura Avançada, Tecnologia da informação 4.0 e Mecânica 4.0.

Quem participa da aprendizagem no SENAI tem aulas teóricas e práticas enquanto vivencia o dia a dia da indústria. A afirmação é do coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho. “Esta aprendizagem reúne competências técnicas requeridas pela Indústria 4.0, e competências socioemocionais, fundamentais para o mundo do trabalho de hoje”, disse.

De acordo com o coordenador, o SENAI oferece programas de aprendizagem industrial em parceria com as indústrias do Estado. Podem se inscrever jovens na faixa etária de 14 a 24 anos, cursar a partir do 9º ano do Ensino Fundamental ou ter concluído o Ensino Médio. Não há limite de idade, escolaridade e duração do curso para pessoas com deficiência.

“Por meio dos cursos, as empresas contratam os jovens, por tempo determinado, atendendo a cota de aprendizes que poderão fazer parte do seu quadro de funcionários, além de contribuir para a formação dos futuros profissionais do país. O programa é uma experiência inovadora do SENAI com o objetivo de estruturar novos modelos de oferta de aprendizagem para a economia 4.0”, explicou Coelho.

“A participação em cursos de Aprendizagem Industrial do SENAI é o primeiro passo para jovens e adolescentes terem acesso ao primeiro emprego”, pontuou Jair Coelho. “Com este programa, vamos entregar para a indústria um aprendiz que agregará mais valor à sua equipe, e que estará atualizado às tendências da indústria 4.0 e poderá concorrer a vagas na empresa. Com o conhecimento adquirido na aprendizagem, o jovem poderá aproveitar a carga horária para dar continuidade a seus estudos no SENAI, ou seguir carreira técnica ou de nível superior”, afirmou.