IMPRENSA
29 de April de 2022 - 09h07

A- A A+

Parcerias Técnicas ajudam a disseminar tecnologias junto ao SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), há anos mantém parceria técnica com a montadora Fiat, com o objetivo de implementar ações de transferência de tecnologia a fim de contribuir para o desenvolvimento da indústria local e investir na disseminação de novas tecnologias, produtos e serviços junto ao mercado. Agora, o SENAI-RO quer avançar ainda mais acrescentando ao portfólio produtos de outras montadoras de renome, entre elas, a General Motors e a Volkswagen.

O diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago participou de uma reunião na sede do Departamento Nacional do SENAI, em Brasília, e apresentou a proposição para que Rondônia integre o contrato para ter todas as novidades que a GM e a Volkswagen venham a lançar.

“A proposta teve boa acolhida, portanto existe a possibilidade de ainda neste ano passarmos a adicionar estas duas montadoras ao nosso portfólio. Isso traz um ganho significativo para os empresários do setor no estado, para a atualização e o desenvolvimento das competências de todos os profissionais que atuam na área automobilística”, afirmou Santiago.

Santiago também citou a parceria com a Yamaha e os instrutores do SENAI também estão treinados quanto ao atendimento aos veículos de duas rodas. “Eles são atualizados periodicamente para entregar ao mercado profissionais atualizados com tudo que há de ponta no ramo dos veículos, sejam automóveis ou motocicletas”, disse.

No ponto de vista do diretor regional do SENAI, “com a constante evolução dos automóveis, precisamos, de forma rápida e com muita qualidade, multiplicar o conhecimento para nossos professores e alunos. Neste quesito, o SENAI se mostra como parceiro estratégico, com grande capilaridade e qualidade de ensino. Operando desta forma, podemos garantir que o conhecimento chegue aos técnicos, e isso acontece de forma clara, precisa, com qualidade e credibilidade”.

O coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho explicou que o SENAI tem contratos de base nacional com as principais montadoras de veículos do país. “Estas parcerias favorecem a instituição, pois todo veículo lançado chega primeiro no SENAI, pela expertise como instituição educadora profissional que treina os trabalhadores das montadoras e assistências técnicas do Brasil para que fiquem aptos a atender as novas tecnologias do segmento automotivo”.

Coelho garantiu que por meio dessas iniciativas, é possível capacitar o quadro técnico de profissionais do SENAI e, ao mesmo tempo, redistribuir o conhecimento e as tecnologias geradas pelo fabricante. Na prática, isso forma uma ampla rede de disseminação de conhecimento, inovação, atualização dos processos produtivos e formação profissional dos brasileiros por meio da educação de qualidade.

Segundo a coordenador, o intercâmbio com as concessionárias possibilita que o SENAI e as empresas caminhem lado a lado, construindo uma relação de parceria que traz benefícios para ambos. “É de vital importância essas parcerias tecnológicas. Afinal de contas, temos como premissa a busca constante por tecnologias atuais, e os parceiros contribuem para que estejamos sempre próximos à essa realidade, complementando os investimentos realizados pela instituição. Desta forma, o benefício é total para nossos alunos e empresas, atendidos em nossos serviços”, afirmou.

Valorização da marca com a credibilidade SENAI

Para as empresas parceiras, as iniciativas não apenas valorizam a marca, como também fortalecem a presença nos pontos de distribuição e revenda dos produtos. Outro benefício é que há melhor formação de profissionais especializados no campo de atuação, o que resulta em mão de obra mais qualificada e certificada pelo SENAI. O resultado positivo dessa colaboração é repassado aos alunos por meio da melhoria contínua da qualificação dos técnicos e especialistas, o que traz para a sala de aula treinamento e aprendizado de excelência, requerido pelo mercado de trabalho.

 


Mais notícias

SENAI-RO anuncia mais de 1800 vagas para 30 cursos gratuitos

SENAI-RO inicia consultorias pelo Programa Brasil Mais Produtivo

SENAI-RO finaliza capacitação de instrutores para uso de Kits Didáticos da Indústria 4.0

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO