29 de April de 2022 - 12h09

SENAI-RO participa de live com o tema “Trabalho depois dos 40”

O coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho participou, como um dos convidados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), da live “Trabalho depois dos 40: Como enfrentar os desafios na busca de um emprego”, realizada nesta quinta-feira, 28.

Durante o encontro virtual, Coelho ressaltou que as políticas vigentes ainda são insuficientes para incorporar a população mais idosa no processo produtivo. “Os idosos usualmente precisam competir com os trabalhadores jovens, mais qualificados, além de enfrentarem a estigmatização social”, disse.

Como exemplo de pessoas que empreenderam depois dos 40 anos, citou o empresário Alberto Saraiva, fundador de uma das maiores redes brasileira de fast-food do país, o Habib's. A empresa emprega 22 mil colaboradores e tem 421 restaurantes distribuídos em mais de cem cidades em 20 estados.

Outro nome mencionado, Hélio Rotenberg, presidente da maior fabricante nacional de computadores pessoais, a Positivo Tecnologia. E ainda os escritores Mário Puzo, que escreveu e lançou o livro O Poderoso Chefão, depois dos 40 anos, a autora dos livros da série Harry Potter, J.K. Rowling, do escritor R.R. Tolkien que começou a escrever o Senhor dos Anéis aos 60 anos e George R.R. Martin, de Guerra dos Tronos, aos 48.

Conforme o coordenador, SESI e SENAI têm em seus portfólios cursos de qualificação profissional, cursos técnicos, consultorias, EJA (Educação para Jovens e Adultos), Profissionalizante, Educação Continuada para a população da faixa etária de 40 anos ou mais.

“Contribuímos para o desenvolvimento sustentável de Rondônia, com oferta de programas de formação transformadora, prestação de serviços qualificados, inovadores e tecnológicos. Somos a entidade regional referência no preparo e atualização do industriário e de empreendedores, com foco na efetividade e crescimento dos negócios alinhados a responsabilidade socioambiental”, pontuou Coelho.

Ainda Segundo Coelho, algumas empresas estão criando programas específicos para contratação de pessoas acima de determinada idade. É o caso da Martorelli Advogados, escritório de advocacia de Recife, em Pernambuco, que, em agosto deste ano, criou o Programa Longevidade, para estagiários de direito com mais de 55 anos.

Ele citou o 50+ da Vivo, cujo objetivo é construir uma equipe que se aproxime cada vez mais dos clientes, criando uma identificação com a loja e com a marca. “Em 2021, já foram 49 contratações no programa, para áreas de experiência do cliente, B2B, lojas, engenharia, call center e TI”, disse.

Mencionou o programa Geração Prateada, da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda do Rio (Setrab) criado para estimular as contratações de profissionais com idade acima de 50 anos. “Foi lançada uma cartilha para estimular a inserção dos idosos no mercado de trabalho. O material é destinado tanto a idosos em busca de emprego, quanto a empresários interessados em abrir vagas a profissionais mais experientes.

Já a Pepsico, empresa transnacional estadunidense de alimentos, lanches e bebidas com sede em Purchase, Nova York, desenvolveu o programa Golden Years (Anos Dourados) para abrir espaço para profissionais com mais de 50 anos. Desde o início do projeto, mais de 350 profissionais já foram contratados.

Além do representante do SENAI-RO, o evento online contou com a participação da coordenadora geral de Trabalho, Emprego e Renda, do Geração Emprego, Teresa Cristina e do assessor técnico do Sine de Pimenta Bueno, Edimar Balduíno.