IMPRENSA
12 de July de 2022 - 15h47

A- A A+

SENAI-RO inicia cursos de Eletricista de Instalações Prediais e de Refrigeração para soldados da Base Aérea

A parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), com a Base Aérea resultou na realização de dois cursos de qualificação profissional destinados aos soldados aeronáuticos. Trata-se dos cursos de Eletricista de Instalações Prediais e de Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, cujas as aulas iniciam nesta terça-feira, 12 dentro do Projeto Soldado Cidadão (PSC). Para cada turma foram inscritos 15 alunos e as aulas acontecerão na modalidade presencial e serão ministradas na unidade CEET-Porto Velho.


O curso de Eletricista de Instalações Prediais, que tem uma carga horária de 240 horas, e o de Refrigeração e Climatização Residencial, possui 160 horas/aula.


A abertura solene dos cursos aconteceu nesta segunda-feira, 11, nas dependências da Base Aérea e conduzida pelo coordenador de Educação Básica e Profissional de SESI-SENAI-IEL, Jair Coelho. De acordo com Coelho, os cursos do SENAI são todos atualizados e condizentes com o mercado de trabalho. “A parceria com a força aérea militar serve para capacitar os soldados em final de contrato, e o objetivo do projeto Soldado Cidadão é justamente para que eles saiam da corporação com uma profissão e assim terem condições de se inserirem no mercado de trabalho”, afirmou.


O coordenador enfatizou que tanto a área de elétrica, quanto de refrigeração são transversais para a indústria pois estão relacionadas a vários setores industriais. “Diante desta realidade, o SENAI de Rondônia cumpre papel fundamental, oferecendo capacitação e profissionalização para pessoas em áreas e seguimentos profissionais diversificados”, ressaltou.


Os alunos que participarem deste curso de Eletricista de Instalações Prediais estarão aptos a executar instalações elétricas prediais de baixa tensão. Já os de Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, poderão operar e realizar instalação e manutenção em equipamentos de refrigeração e climatização residencial, possibilitando ainda, ser empreendedor do seu próprio negócio. Após a conclusão dos cursos, os participantes receberão o certificado do SENAI.


Segundo o gerente do SENAI-CETEM, Cleber Santos, o PSC é visto como uma excelente oportunidade de qualificar profissionalmente os cidadãos egressos do Serviço Militar para a inserção no mercado trabalho, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de Rondônia. Ele também é uma forma de retribuição à sociedade rondoniense pelo serviço prestado à Pátria pelos filhos desta terra.


A gerente da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, Fabiana Amaral lembra que os cursos oferecidos pela instituição são de grande valia. "A disputa por uma vaga no mercado de trabalho está a cada dia mais acirrada. As capacitações oferecidas pelo SENAI permitem que o egresso da Aeronáutica receba uma formação de excelente qualidade, constitui uma excelente oportunidade de agregar um diferencial no currículo do jovem que deu baixa e terá melhor chance de conquistar uma vaga na área específica de sua qualificação como civil", disse.


Mais notícias

SENAI Vai Até Você leva quatro cursos ao município de Urupá

Vinte indústrias já aderiram ao Brasil Mais Produtivo em Rondônia

SENAI-RO e SEAS promovem aula inaugural do Programa Vencer

SENAI-RO inicia consultorias pelo Programa Brasil Mais Produtivo