27 de July de 2022 - 11h14

SENAI-RO apresenta soluções inovadoras na Feira de Gastronomia e Negócios

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) vai além das fronteiras da área de educação profissional. Durante a abertura da II Feira de Gastronomia e Negócios, ocorrida nesta terça-feira, 26, mostrou ao público que a instituição conta com serviços e soluções inovadoras para incrementar as linhas de produção de empresários do segmento de alimentação. O evento ocorre no Porto Velho Shopping, se estende até o próximo dia 31, tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e conta com a participação do Sindicato das Indústrias da Panificação de Rondônia (Sindipan-RO).

No primeiro dia de feira, muitas pessoas passaram para conhecer o estande do SENAI-RO. Uma das novidades é, por exemplo, a impressora 3D, capaz de imprimir chocolates personalizados. A confeiteira Cellya Costa disse que já tinha ouvido falar nesta tecnologia e aproveitou para conhecer o funcionamento do equipamento. “É realmente impressionante o que a tecnologia pode facilitar a vida das pessoas”, comentou.

Para o presidente do Sindipan-RO e vice-presidente de Assuntos Sociais da FIERO, José Balbino Nascimento, a feira pode ser consolidada no mercado como vitrine do potencial de negócios para os empresários do Estado. “Ela tem foco na geração de transações comerciais, e vem se consolidando no nosso calendário de eventos”, ressaltou Balbino.

O conselheiro titular do SESI e do SENAI Janio Fernandes disse que a participação nestes eventos, fortalece a visibilidade da marca da instituição. “É importante estar presente nas feiras até para apresentar à sociedade tudo o que o SENAI proporciona em termos de qualificação profissional e na área de tecnologia”, ponderou.

O diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago classificou a participação da instituição como uma forma de colocar o empresariado local diante de soluções tecnológicas disponíveis para melhorar e modernizar sua produção. “Na feira de gastronomia vamos colocar o empresário em contato com a nossa rede dos institutos SENAI de inovação, para que ele tenha a oportunidade de deixar seu produto mais competitivo, e a partir daí, mostrar a força da indústria rondoniense”, afirmou.

Programação

Além de um espaço para receber empresas parceiras para expor e apresentar seus produtos, durante a feira, o SENAI apresentará três palestras e uma aula-show. Nesta quinta-feira, às 17h, o coordenador de Soluções em Tecnologia e Inovação, José Rafael Lopes, falará sobre “Entendendo a Alimentação Vegana”. Na próxima sexta-feira, a partir das 21 horas, a técnica do SENAI, Lissandra Souza, abordará o tema “Fluxo de Produção Eficiente na Cozinha Industrial”.

No sábado, o instrutor do SENAI, Cleiton Guimarães ministra a palestra sobre “Requisitos Básicos para Abrir um Empreendimento de Alimentos, a partir das 17h e às 19h30, apresentará a aula-show “Técnicas para Fabricação de Massa Folhada”.

Os visitantes do estande, além de poder degustar produtos de fabricação rondoniense, ao se cadastrarem na landding page do SENAI, estarão credenciados a participar de sorteios de brindes, que ocorrerão durante os dias da feira e no dia 1º de agosto, por meio da página do Instagram do SENAI. O cadastramento poderá ser realizado no próprio local e a equipe da instituição, poderá auxiliar na efetivação da inscrição.