13 de October de 2022 - 09h31

Projetos de Inovação do SENAI Rondônia aprovados em editais da FAPERO

Intitulados “Desenvolvimento de Ações Integrativas Voltadas para a Inovação, Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo no Estado de Rondônia” e “Workshop Potencial da Inovação da Indústria - 2ª Edição”, são os projetos desenvolvidos pela Gerência de Tecnologia e Inovação do SENAI-RO, e aprovados em dois editais lançados pela da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas, Tecnológicas e à Pesquisa (FAPERO).

O primeiro projeto aprovado concede duas bolsas de Iniciação Tecnológica (IT) para alunos de graduação, matriculados em instituições de Ensino Superior (IES) ou institutos de pesquisa, públicos ou privados de Rondônia, vinculado a chamada FAPERO (PBIC/PBIT Nº. 009/2022 Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PBIC/PBIT). O segundo, é destinado a apoiar a realização de evento remoto ou presencial local e regional vinculado a chamada FAPERO PAE Nº. 10/2022 Programa de Apoio a Eventos Científicos e Tecnológicos (PAE).

Para o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, “a aprovação dos projetos consolida a inserção do SENAI Rondônia no ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação local e regional junto a entidades como o SEBRAE, IFRO e UNIR para promover a ciência e a tecnologia focado na indústria. É fundamental participarmos e apoiarmos a cultura da inovação. O papel do SENAI é desenvolver e apresentar soluções e ideias inovadoras para facilitar a integração das indústrias com suas necessidades à academia”, afirmou.

Segundo o gerente de Serviços em Tecnologia e Inovação - STI do SENAI-RO, José Rafael Lopes, o SENAI vai divulgar o edital de convocação para o processo seletivo dos acadêmicos. A carga horária prevista será de 20 horas semanais e cada bolsa terá a duração de 12 meses. A previsão de início dos trabalhos será em novembro deste ano e a remuneração ficará sob responsabilidade da FAPERO.

Conforme Lopes, o próximo passo é selecionar os dois acadêmicos que irão aprender, vivenciar e também ajudar a equipe nestes processos focados em inovação, captação e implementação de projetos aprovados.

“As atividades de atuação dos bolsistas envolverão ações e aplicação de metodologias inovadoras e ágeis, visando auxiliar no desenvolvimento de iniciativas com trabalho colaborativo”, destacou o gerente. “Além de atuar em ações que propiciem o ajuste aos novos modelos e paradigmas da comunidade empreendedora, eles vão apoiar o aperfeiçoamento das metodologias de planejamento, execução e avaliação, inovando e aperfeiçoando os processos e procedimentos correlatos, que irão impactar no ecossistema de inovação de Rondônia”, comentou Lopes.

A consultora Cleópatra Caldeira, explicou que o segundo projeto aprovado na FAPERO, o Workshop Potencial da Inovação na Indústria -  2ª edição, é voltado para a realização de evento de abrangência local, que visa promover a integração de diferentes instituições, pesquisadores, profissionais e alunos, com isso fortalecendo os grupos de pesquisa locais e regionais. Ressaltou também que ambos os projetos são os primeiros aprovados em editais fomentados pela FAPERO.

“Além disso, o ambiente integrado de inovação do SENAI, permite um maior acesso às indústrias de Rondônia e aos atores do ecossistema de inovação, relacionando às oportunidades de inovações com foco em soluções tecnológicas de produtos, processos e modelos de negócio”, disse Cleópatra.

Cleópatra explica que os participantes do workshop poderão vislumbrar novas conexões com os agentes integrantes do ecossistema de inovação, tanto em âmbito local (universidade, empresas, indústrias, startups, agentes de fomento, etc.), quanto em âmbito nacional, com ênfase na conexão direta com as empresas industriais e startups tecnológicas de Rondônia, ampliando a rede colaborativa de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento de Rondônia, trazendo para o Estado de Rondônia os benefícios dessa parceria.