IMPRENSA
14 de October de 2022 - 14h51

A- A A+

Parceria entre SENAI-RO e CSN visa qualificação profissional

No intuito de promover a qualificação profissional o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RO), e o Grupo CSN (Companha de Siderurgia Nacional), estudam firmar uma parceria para realização de cursos voltados para o campo da mineração, uma vez que a CSN possui plantas de mineração nos municípios de Ariquemes e Itapuã do Oeste e agrega 350 trabalhadores.


Num primeiro contato com o coordenador de educação profissional do SENAI, Jair Coelho, o especialista em relações de trabalhos sindicais do Grupo CSN, Edivaldo Gomes de Lima Junior, explicou as necessidades da companhia e solicitou um portifólio de cursos que atendam as demandas da empresa. “Com a lista de cursos, já passamos para nossas unidades de Rondônia, verificar as carências e fazer a análise e possibilidades para a realização de cursos de qualificação que nos interessam”, informa.


Outro ponto que pode agregar a viabilidade da parceria através do Programa SENAI Vai Até Você. Conforme ponderou Edivaldo Junior, essa modalidade seria muito viável, pois os trabalhadores de Itapuã do Oeste, poderiam fazer os cursos sem precisar se deslocar para Ariquemes ou Porto Velho, em função da distância. “O deslocamento do SENAI até nossa unidade muitos nos interessa, e essa estrutura disponibilizada facilita e contribui no aprendizado”, frisa.


O diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago reitera que um dos compromissos da instituição é contribuir com a indústria local para que ela continue se fortalecendo. “Neste caso, oferecemos um leque de cursos para que a CSN possa promover a qualificação de mão de obra necessária e que atenda às suas demandas”, informa.


Sobre a ERSA


A Estanhos de Rondônia (ERSA) que faz parte do grupo CSN, é constituída pela Mina Santa Bárbara, no Município de Itapuã do Oeste, e pela fundição situada em Ariquemes. Na unidade de mineração é extraída a cassiterita. Em Ariquemes essa cassiterita é fundida e transformada em estanho, grau “A”, na forma de lingotes. A fundição tem capacidade nominal para processar anualmente 3.600 toneladas de estanho metálico. 


Mais notícias

Novo Brasil Mais Produtivo é lançado na FIERO e promete revolucionar a produtividade das micro, pequenas e médias indústrias

Aprovado projeto do SENAI-RO e SEDEC para desenvolver cadeia produtiva de H2V

SENAI-RO abre vagas para contratação de instrutores

Inscrições para os cursos gratuitos do SENAI-RO terminam dia 7