SENAI-RO e Energisa certificam nova turma do programa Jovem Aprendiz
SENAI de Ji-Paraná recebe agente de controle de endemias para palestra sobre cuidados contra a dengue
Combate
do mosquito Aedes Aegypti e consumo racional da água foram os temas da palestra
ministrada pela agente de controle de endemias Waldiene Melo, na unidade SENAI
de Ji-Paraná. A iniciativa da gerente Cintia Aparecida teve como público alvo
colaboradores e equipe pedagógica da escola, que se tornarão multiplicadores
dos conhecimentos preventivos adquiridos.
Waldiene
Melo salientou que um dos métodos preventivos é a educação nas escolas para que
eles sejam difusores dos cuidados que os pais precisam ter em casa. Ela
explicou que o cuidado é evitar recipientes com água parada como vasos de
plantas, pneus, garrafas plásticas e até mesmo em pequenos recipientes,
piscinas sem uso e sem manutenção e no acondicionamento e acúmulo de lixo.
Durante
a palestra foi abordado como se propaga o mosquito e como evolui rapidamente
para a forma adulta. Dentre os subtemas foi explicada a forma correta de
combater o mosquito em casa, no bairro e no local de trabalho e de como isso
tudo é importante.
A
coordenadora do SESI Neli Dias enfatizou que o objetivo é conscientizar os
colaboradores sobre os perigos da dengue e incentivar procedimentos de
prevenção. “Aproveitamos para falar também do dia nacional da água que é
comemorado em 22 de março e demos orientações sobre os desperdícios, e a
redução do consumo sempre que possível, são atitudes que podem ser tomadas para
ter um consumo consciente da água”, explicou.
A
colaboradora Crislaine da Silva enfatizou que “referente ao Aedes Aegypti foi
extremamente importante para todos os colaboradores, principalmente nesse
momento em que há tantos casos de dengue, Chikungunya e Zika em nossa região. É
essencial manter todos muito bem informados para nos atentarmos a esse
cuidado”, disse.
“As
armas para esse combate estão em nossas próprias mãos e na consciência de cada
um” afirmou a gerente da unidade, Cintia Aparecida. “Somente com a
conscientização da população em realizar determinadas tarefas, poderão fazer
toda a diferença e ser um grande aliado para diminuir os casos de dengue”.
Cintia
ressaltou ainda que ações simples como eliminar copinhos plásticos, tampas de
refrigerante e sacos abertos que possam acumular água ajudam no combate à
dengue. “Piscinas que não estiverem em uso podem ser cobertas para evitar a
proliferação dos mosquitos. Tampar os ralos é mais uma medida recomendada”,
finalizou.
Mais notícias
SENAI-RO forma segunda turma exclusiva de mulheres no curso de eletricista de redes
SENAI apresenta soluções tecnológicas no Integra UNIR em Cacoal
Projeto transforma aprendizado dos alunos do curso de Almoxarife em experiência prática
