Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao navegar, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Aviso de Privacidade e nossa Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

IMPRENSA
14 de July de 2021 - 09h41

A- A A+

Inova SENAI 2021 seleciona projeto da unidade de Pimenta Bueno


O projeto denominado Gerenciador de Consumo, que conta com a participação dos alunos Gabriel Oliveira Felizardo, Heduardo Felipe Fonseca Queiroz, Pedro Henrique Lago de Souza e João Vitor Peisino Bandeira, da unidade SENAI de Pimenta Bueno, sob a orientação da instrutora Rafaela Rodrigues Arrabaça e da coordenadora Dayse Aparecida Sestito da Silva Martins, é mais um projeto do SENAI de Rondônia classificado para a fase estadual do Inova 2021.

Gerenciador de Consumo tem o objetivo de monitorar o consumo de energia elétrica residencial ou industrial, podendo também gerar relatórios e projeção de gastos, tanto do consumo geral quanto do consumo por circuito.

A ferramenta, de acordo com a instrutora do SENAI de Pimenta Bueno, Rafaela Rodrigues Arrabaça, é para consumo elétrico, contando com dispositivos instalados diretamente nos disjuntores dentro do quadro de cargas, esses dispositivos transmitem as informações coletadas para um APP (aplicativo) que irá efetuar a leitura desses dados e transmiti-los em forma de gráficos, gerando vários tipos de relatórios de consumo e projeções de gastos, tanto do consumo geral quanto do consumo por circuito.

Rafaela destaca que quando pessoas têm iniciativa as soluções surgem e colocam em prática todo o seu potencial para alcançar seus objetivos. “No nosso caso, se não tivéssemos tido iniciativa, não teríamos tido uma ideia que poderá ser usada como uma ferramenta para identificação e resolução de problemas”, explica.

O aluno Gabriel Oliveira Felizardo ressalta que a ideia surgiu após um debate com a participação da professora, coordenadora e os alunos integrantes do projeto sobre a falta de aplicativos ou dispositivos voltados para consumo elétrico. “Começamos a desenvolver a proposta de um dispositivo que faz esse monitoramento no quadro de distribuição de energia a fim de que o usuário, possa controlar e fazer devidas correções para economizar”, disse.

Conforme o aluno Heduardo Queiroz participar do Inova é uma oportunidade única para aprimorar habilidades para o mercado de trabalho. “Para fazer um projeto nós precisamos trabalhar em equipe em prol de um objetivo, assim nós aprimoramos as nossas Hards Skills (Habilidades Técnicas) e Soft Skills (Habilidades Comportamentais), e conseguiremos, de forma organizada, empreender um projeto com as qualidades necessárias, tendo todo o apoio técnico e financeiro do Inova”, comenta.

 


Mais notícias

SESI-SENAI de Vilhena marca presença 5ª Semana das Engenharias realizada pela Fimca

DR-RO participa de retomada em Certificação de Saberes e Competências Profissionais

Durante live, SENAI-RO lança abertura de vagas dos cursos gratuitos para a comunidade

Estande do SENAI apresenta tecnologia, projetos e portfólio de serviços na 10ª Rondônia Rural Show