20 de August de 2021 - 12h30

SENAI-RO disponibiliza mais de 80 cursos de Tecnologias da Informação e Comunicação

Não existe área industrial ou empresa moderna que não utilize programas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), cuja demanda de profissionais qualificados é crescente. Neste contexto de avanço tecnológico, o Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) constatou, mediante pesquisa, o quanto esta área está crescendo e quanto vai demandar profissionais qualificados para atuar neste segmento tão abrangente que é o mundo cibernético.

O SENAI requalificou o portfólio e os cursos foram atualizados para atender as exigências tecnológicas. Agora fazem parte programas sintonizados com as tecnologias mais avançadas e o SENAI Rondônia oferece alguns programas voltados para estas novidades e atualizações.

Segundo o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, estes cursos atualizados são fundamentais tanto para os estudantes como para os profissionais atuantes do mercado de trabalho ou para aqueles que buscam ampliação de seus conhecimentos neste campo da tecnologia da informação e comunicação.

Coelho explica que, inicialmente estes cursos são pagos, mas no programa de gratuidade do SENAI, para 2022, alguns destes programas serão ofertados gratuitamente. Na área da programação, o SENAI-RO oferece cursos como Fundamentos de Tecnologia da Informação, Lógica de Programação, Banco de Dados, dentre outros.

O SENAI, anualmente, destina 66,66% da sua Receita Líquida de Contribuição Compulsória Geral para custeio, investimento e gestão, de forma a viabilizar a oferta de vagas gratuitas nos Cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada, que, na sua maioria, possuem carga horária de longa duração. As vagas gratuitas são destinadas a pessoas de baixa renda, conforme Decreto nº 6.637, de 5 de novembro de 2008. A situação de baixa renda do candidato participante será atestada mediante autodeclaração do postulante no ato da matrícula, redigida de próprio punho e assinada.

“Para esta área, o SENAI disponibiliza mais de 80 cursos, que fazem diferença no currículo e ampliam as chances daqueles que estiverem concorrendo uma vaga ou para promoção na empresa onde atua. O SENAI tem a iniciativa de ouvir e pesquisar indústrias e acompanhar suas demandas no “Mapa do Trabalho”. Uma característica marcante do SENAI é disponibilizar cursos sintonizados com as indústrias e em consonância com o que o mercado está exigindo”, disse.

Conforme Alexandre Custódio, da Coordenação de Educação SESI-SENAI-RO, o DN está ampliando a oferta de cursos de TIC e suprir a demanda do mercado de profissionais deste segmento. “Com empregabilidade em alta, profissionais que entendem linguagem de programação são mais requisitados pelo mercado de trabalho. As transformações digitais no mundo e nas empresas estão ocorrendo em ritmo acelerado e quem estiver qualificado terá uma profissão com alta empregabilidade e muitas possibilidades de atuação”, garante.