IMPRENSA
06 de September de 2021 - 11h17

A- A A+

SENAI-RO realiza capacitação em Montagem e Operação de Impressora 3D

No período de 2 a 31 de agosto, instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) promoveu capacitação em Montagem e Operação de Impressora 3D. O curso foi ofertado pelo SENAI - Departamento Nacional em parceria com o SENAI de Minas Gerais e realizado na modalidade EAD com momentos de aula ao vivo, com os instrutores em tempo real, sanando dúvidas.

Durante curso, com carga horária de 40 horas, ministrado no laboratório SENAI Lab do Cetem, em Porto Velho, os instrutores Alexandre Custódio, Otávio Jorgens (Cetem) e Bruna Bianchi (SENAI Ariquemes) trabalharam os conhecimentos das áreas de Eletricidade, Eletrônica, Mecânica, Programação, Manufatura Aditiva, Montagem e ajustes da Impressora 3D.

Das 40 horas, 16 foram utilizadas para montagem e configuração da impressora, com acompanhamento dos tutores do SENAI/MG para orientações. Para completar o processo de formação, estão previstas entre de 1º a 30 de setembro, 24 horas de Networking com especialistas em manufatura aditiva do Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0 do SENAI-MG.

Para realização da parte prática, o SENAI-RO recebeu um kit com os componentes para a montagem da impressora. “A ideia foi aplicar na prática todos os conhecimentos adquiridos com a realização do curso, que culminou com a montagem do equipamento que ficará disponível para uso da escola e já está sendo utilizado nas aulas”, explicou Alexandre Custódio Silva, interlocutor do SENAI Lab do DR-RO.

Conforme Custódio, a proposta é que com os conhecimentos adquiridos no curso, o SENAI-RO multiplique a capacitação internamente, para que todas as unidades tenham uma Impressora 3D em seus laboratórios SENAI Lab, e que num segundo momento, o curso possa ser ofertado para a comunidade tanto de forma remota ou presencial, possibilitando que os alunos construam a sua própria impressora 3D. 



Mais notícias

Egresso do SENAI Maringá gerencia unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal

Programa de Saúde Ocupacional é tema de palestra para alunos de Segurança do Trabalho, do SENAI de Ji-Paraná

Militares da Aeronáutica visitam unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa e elogiam instalações

“Imagem do sucesso” é tema de workshop para as colaboradoras do SESI-SENAI de Ji-Paraná e Jaru