IMPRENSA
01 de October de 2021 - 16h02

A- A A+

Projeto de boas práticas na gestão escolar do SENAI-RO visa reduzir evasão escolar

Pelo segundo ano consecutivo, a unidade de Vilhena do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tem um projeto de boas práticas em gestão escolar selecionado pelo Departamento Nacional (DN). Desenvolvido pela coordenadora de Educação do SESI-SENAI-IEL, Aline Souza, o projeto ficou entre os dez escolhidos, num universo de mais de 400 trabalhos submetidos por todos os demais departamentos regionais.


O projeto "Diagnóstica Qualifica", teve por objetivo reduzir a evasão nos cursos de qualificação gratuitos ofertados pelo SENAI, conhecer as expectativas e necessidades dos alunos e orientá-los para cursos que são adequados ao seu perfil e consequentemente termos jovens motivados e preparados para o mercado de trabalho.


De acordo com Aline, a modalidade do ensino a distância se consolidou diante da atual realidade, o que acarretou um número alto de inscrições para os cursos da aprendizagem/gratuidade, possibilitando a acessibilidade aos estudos de forma mais flexível para todos aqueles que buscam uma oportunidade de qualificação.


A coordenadora de Educação informou que o censo realizado pela Associação Brasileira de Ensino à Distância (ABED), e que mensura a evasão de alunos, apontou, que os principais motivos para da desistência dos cursos EaD, são: falta de tempo para estudar, questões financeiras, falta de adaptação à metodologia e a escolha errada de curso. Portanto, o projeto também visa conhecer as expectativas e necessidades dos alunos e orientá-los para cursos que são adequados ao seu perfil e consequentemente termos jovens motivados e preparados para o mercado de trabalho”, disse.


Aline Souza ressaltou que no processo de Diagnóstica Qualitativa, foi possível identificar através de preenchimento de um formulário padrão, qual era a real motivação do aluno para realizar o curso. “Após a execução do projeto, podemos dizer que os resultados foram consideravelmente positivos, pois dos 320 alunos que se matricularam nos cursos com duração de 5 meses, tivemos somente 3 desistências. Uma realidade nunca vivida na modalidade EAD nesta instituição”, ponderou.


Para o coordenador de educação do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, a seleção pelo DN reforça o comprometimento que Rondônia protagoniza em inovar e buscar a melhoria das expectativas dos alunos quanto aos cursos oferecidos pelo SENAI. “Além disso, os bons resultados são divulgados e compartilhados com todos os departamentos no intuito de aprimorar a gestão educacional de todo o Brasil”, ressaltou.


O gerente da Unidade de Vilhena Silvio Leite, disse que esse reconhecimento corrobora com o propósito de sempre buscar a excelência na qualidade do ensino aos alunos. “Como gestor do SENAI Vilhena, fico imensamente grato por ter um projeto do edital de boas práticas da nossa unidade operacional, selecionado pelo departamento nacional por dois anos consecutivos. Mas a gratidão maior e prestígio, é para a nossa Coordenadora Aline Luciana que encabeçou mais essa empreitada e demonstrou em mais essa ação o quanto estamos dedicados a entregar uma educação de qualidade”, reafir


Mais notícias

Novo Brasil Mais Produtivo é lançado na FIERO e promete revolucionar a produtividade das micro, pequenas e médias indústrias

Aprovado projeto do SENAI-RO e SEDEC para desenvolver cadeia produtiva de H2V

SENAI-RO abre vagas para contratação de instrutores

Inscrições para os cursos gratuitos do SENAI-RO terminam dia 7