IMPRENSA
08 de October de 2021 - 09h16

A- A A+

SENAI Rondônia apresenta experiência de sucesso da ferramenta Lean em evento nacional

Representando o Departamento Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), o gerente da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena, Silvio Henrique Lattaro Leite participou, nesta quintra-feira,7, de mesa redonda de abertura da terceira edição do Lean Day, realizado pelo Departamento Nacional do SENAI e transmitido pelo canal SENAI Play, no YouTube. A mesa teve como mediador Edilson Caldas, do SENAI-DN.

Para Silvio Leite o Lean é mais que uma cultura ou filosofia, é um estilo de vida, porque sua aplicabilidade vai além da questão profissional, não apenas dentro da indústria ou na escola. “Fez todo sentido trazermos essa ferramenta para o SENAI. Primeiro para colher os resultados, inclusive com o envolvimento dos nossos alunos, desde a aplicação da cultura Lean na nossa unidade em 2018. Para nós, este envolvimento é premissa principal” garantiu Leite, “pois significa uma semente plantada na vida e no coração destes jovens que, amanhã estarão dentro de uma indústria, onde certamente poderão aplicar essa cultura”.  

Quanto aos resultados, o gerente da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena afirma que tem sido uma ótima experiência, inclusive para as demais quatro escolas que também participaram. “Um dos itens maravilhosos desta ferramenta é podermos nos analisar objetivamente e através desta linha de ação, crescer realizando ainda melhor nossas tarefas”, argumentou.  

Leite ainda destaca a redução de atividades que não agregavam valor. “Não perdemos mais tempo com uma ação ou atividades que não nos ajuda a alcançar nossos objetivos. Tivemos como resultados a redução de custos, de tempo, energia, dentre outros benefícios” enumera.

Em 2021 iniciamos a experiência com o Lean Office, também com os melhores resultados, dentre eles, o mapeamento de todo o fluxo do nosso trabalho pedagógico juntamente com nossos professores, tudo cronometrado e desta forma conseguimos mensurar o que tem de ser feito dentro do tempo necessário. Do contrário, imediatamente corrigimos e retomamos as ações. Para mim, o Lean é fundamental para as indústrias, salas de aula, para gestão das nossas escolas e para as nossas vidas.  

Segundo Mateus Simões de Freitas, do SENAI-DN, o prazo estimado para implantação da cultura Lean seria de seis a dez anos, mas seguindo as orientações das lideranças, em dois anos conseguimos executar os trabalhos e entregas com mais eficiência. O primeiro desafio foi dar os passos iniciais. “É fundamental fazermos o melhor possível para o cliente final”. 

Vanessa Canhete, do SENAI-DN, afirma que a aplicação do Lean na indústria tem feito ótimos resultados. “O aumento da produtividade gira em torno de 35 por cento nas empresas que já concluíram, mas a mudança mais significativa começa com a educação. Começa com a preparação dos funcionários a colocar a cultura Lean dentro da empresa. Daí começa a transformação com o objetivo de melhorias contínuas”, disse.  

Conforme a gerente Executiva de Educação SENAI DR-PR, Fabiane Franciscone, a experiência com a aplicação do Lean começou em 2018 e hoje somam 36 escolas utilizando a ferramenta. “Todo o nosso foco é desenvolver e formar pessoas disponibilizando um ambiente favorável para o aprendizado de qualidade”, explicou. 

A gerente do SESI-SENAI-MG, Andreza Mônica Oto afirmou que a equipe está empenhada em desenvolver mais projetos. “Com o retorno dos mais de mil alunos constatamos que a ferramenta Lean tem nos ajudado no desafio de, nas aulas práticas, manterem o distanciamento e seguirem os protocolos para que realizem as aulas práticas e continuarmos a cumprir nosso propósito com a indústria de entregar mão de obra qualificada como exigem as demandas do mercado de trabalho”, comentou.  

 

 


Mais notícias

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

SENAI de Ariquemes inicia curso Manutenção de Refrigeração no Vale do Anari

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0