SENAI Rondônia impulsiona a inovação com TECNOVA Day e Workshop Online
SENAI Rondônia apresenta experiência de sucesso da ferramenta Lean em evento nacional
Representando o Departamento Regional do Serviço Nacional de
Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), o gerente da unidade SESI-SENAI-IEL
de Vilhena, Silvio Henrique Lattaro Leite participou, nesta quintra-feira,7, de
mesa redonda de abertura da terceira edição do Lean Day, realizado
pelo Departamento Nacional do SENAI e transmitido pelo canal SENAI Play,
no YouTube. A
mesa teve como mediador Edilson Caldas, do SENAI-DN.
Para Silvio Leite o Lean é mais que uma cultura ou filosofia, é um estilo de vida, porque sua aplicabilidade vai além da questão profissional, não apenas dentro da indústria ou na escola. “Fez todo sentido trazermos essa ferramenta para o SENAI. Primeiro para colher os resultados, inclusive com o envolvimento dos nossos alunos, desde a aplicação da cultura Lean na nossa unidade em 2018. Para nós, este envolvimento é premissa principal” garantiu Leite, “pois significa uma semente plantada na vida e no coração destes jovens que, amanhã estarão dentro de uma indústria, onde certamente poderão aplicar essa cultura”.
Quanto aos resultados, o gerente da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena afirma que tem sido uma ótima experiência, inclusive para as demais quatro escolas que também participaram. “Um dos itens maravilhosos desta ferramenta é podermos nos analisar objetivamente e através desta linha de ação, crescer realizando ainda melhor nossas tarefas”, argumentou.
Leite ainda destaca a redução de atividades que não agregavam valor. “Não perdemos mais tempo com uma ação ou atividades que não nos ajuda a alcançar nossos objetivos. Tivemos como resultados a redução de custos, de tempo, energia, dentre outros benefícios” enumera.
Em 2021 iniciamos a experiência com o Lean Office, também com os melhores resultados, dentre eles, o mapeamento de todo o fluxo do nosso trabalho pedagógico juntamente com nossos professores, tudo cronometrado e desta forma conseguimos mensurar o que tem de ser feito dentro do tempo necessário. Do contrário, imediatamente corrigimos e retomamos as ações. Para mim, o Lean é fundamental para as indústrias, salas de aula, para gestão das nossas escolas e para as nossas vidas.
Segundo Mateus Simões de Freitas, do SENAI-DN, o prazo estimado para implantação da cultura Lean seria de seis a dez anos, mas seguindo as orientações das lideranças, em dois anos conseguimos executar os trabalhos e entregas com mais eficiência. O primeiro desafio foi dar os passos iniciais. “É fundamental fazermos o melhor possível para o cliente final”.
Vanessa Canhete, do SENAI-DN, afirma que a aplicação do Lean na indústria tem feito ótimos resultados. “O aumento da produtividade gira em torno de 35 por cento nas empresas que já concluíram, mas a mudança mais significativa começa com a educação. Começa com a preparação dos funcionários a colocar a cultura Lean dentro da empresa. Daí começa a transformação com o objetivo de melhorias contínuas”, disse.
Conforme a gerente Executiva de Educação SENAI DR-PR, Fabiane Franciscone, a experiência com a aplicação do Lean começou em 2018 e hoje somam 36 escolas utilizando a ferramenta. “Todo o nosso foco é desenvolver e formar pessoas disponibilizando um ambiente favorável para o aprendizado de qualidade”, explicou.
A gerente do SESI-SENAI-MG, Andreza Mônica Oto afirmou que a equipe está empenhada em desenvolver mais projetos. “Com o retorno dos mais de mil alunos constatamos que a ferramenta Lean tem nos ajudado no desafio de, nas aulas práticas, manterem o distanciamento e seguirem os protocolos para que realizem as aulas práticas e continuarmos a cumprir nosso propósito com a indústria de entregar mão de obra qualificada como exigem as demandas do mercado de trabalho”, comentou.
Mais notícias
SENAI de Ariquemes leva alunos de Técnico de Edificações para visita técnica em uma construção
SENAI de Ji-Paraná realiza ações práticas para turma de Técnico em Edificações
Live do SENAI-RO anuncia cursos gratuitos para a comunidade