04 de October de 2021 - 10h06

SENAI Vilhena representa DR de Rondônia em mesa redonda do Lean Day

O Departamento Regional do Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI-RO) se destacou na linha Lean e foi escolhido para participar de uma mesa redonda promovida pelo Departamento Nacional. Acontece nesta quinta-feira, 7 de outubro, via canal do Youtube da Confederação Nacional da Indústria (CNI), às 9 horas, horário de Rondônia.

Pela expressividade dos projetos apresentados a unidade SENAI de Vilhena foi selecionada para representar o DR. No evento, o gerente Silvio Henrique Lattaro Leite vai explicar a finalidade deste recurso e mostrar como pode ser aplicado na vida profissional e social, nos processos das organizações e como a linha Lean é útil e tem um campo para crescer, principalmente na educação.

Silvio Leite ressalta que através do Lean foi possível, a redução de desperdícios de tempo e recursos nos processos executados pela equipe técnica de educação, fortalecendo a metodologia SESI e SENAI de Educação Profissional, intensificar o auxílio da prática docente.

“De modo geral”, comenta Leite, “os benefícios trazidos para as instituições de ensino com a implementação da metodologia Lean, contribuíram com a facilitação dos processos, melhoria do clima organizacional, retenção de talentos na equipe, fornecimento de serviços mais eficientes, melhora na gestão pedagógica entre outros que fazem parte dos processos diários necessário para uma educação significativa para a vida profissional e pessoal da equipe e dos nossos discentes” disse.

A coordenadora de Educação da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena, Aline Luciana de Souza, destaca a educação como uma das principais bases da sociedade. “Com isso em mente, pode-se imaginar a grande responsabilidade que envolve as tarefas relacionadas à gestão escolar/ cursos do SESI-SENAI, elas envolvem um contingente imenso de informações e atividades, as quais é preciso analisar para descobrir a melhor forma de gerenciar todos esses processos. Afinal, há mais coisas envolvidas do que apenas o ensino em si”, argumenta.

Aline lembra que o bom funcionamento de todas as operações do negócio deve permitir que os membros da comunidade escolar estejam sempre bem respaldados em suas práticas. “O SESI e SENAI são engajados em uma educação de excelência e a aplicação da metodologia Lean teve como objetivo em elevar os resultados do indicador de qualidade no ensino/aprendizagem e produtividade docente”.

De acordo com o coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, “foram criados dois programas para atender as nossas instituições: o Lean educacional e o Lean office, dos quais o DR de Rondônia já é participante. “Estamos aplicando em todas as nossas aulas teóricas, atividades práticas, processos administrativos e educacionais, valendo para a educação básica do SESI e educação profissional do SENAI e levando esta cultura para os nossos docentes, pessoal de apoio, coordenação pedagógica e nossos gerentes”, disse.

Coelho argumenta que estas ferramentas são agregadoras para ajudar na eficiência da gestão e na melhoria dos resultados do que SESI e SENAI entregam à sociedade em geral quanto às empresas e às indústrias.

“É um mérito e uma honra para o nosso DR que está sempre se destacando nacionalmente”, afirma o superintendente do SESI-IEL-RO e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, “este é um projeto estratégico com a finalidade de nivelar por cima todas as nossas práticas, seja na educação, projetos, consultoria, todas as linhas nas quais atuamos. Temos participado cada vez mais destes projetos nacionais e dentro de todas as linhas abertas a partir desta ferramenta chamada Lean”.

Santiago disse que todas as unidades de Rondônia estão de parabéns, pois têm participado efetivamente destes eventos nacionais e inscrito e classificado projetos. “A unidade de Vilhena foi escolhida pela participação ativa em apresentar projetos e pela excelente classificação”.