Parceria entre SENAI-RO e SINDIVEST atendem as necessidades da indústria em Cacoal
SESI-SENAI-IEL de Ji-Paraná realiza curso de Operador de Drone
Ministrado
pelo instrutor Anderson de Oliveira Felix, da unidade SESI-SENAI-IEL de
Ji-Paraná, o curso de Operador de Drones capacitou e formou 20 novos
profissionais através de aulas teóricas e práticas para o desenvolvimento das
habilidades dos alunos como pilotos para a realização de voos de drones com
captura de imagem, filmagem e processamento de informações coletadas.
O curso do SENAI apresentou as aplicações operacionais de drones, realização de voo respeitando-se as normas de segurança, conhecimento e arquitetura de drones; aplicativos utilizados, orientações e navegação, noções de meteorologia, orientação de voo seguro, noções de espaço aéreo, modos de voo, sistemas de navegação, de alimentação e de controles, câmera e seus acessórios, pousos, decolagens manuais e automáticas, direcionais, funções do drone, dentre outros.
Com carga horária de 28 horas, durante o treinamento também foram abordados temas como a legislação e normas existentes para a operação de drones, como as da Agência Nacional de Aviação Civil - Anac, da Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo - Decea.
Felix ressalta que drones têm sido utilizados cada vez mais por empresas, indústrias e órgãos governamentais. “O mercado de trabalho está demandando profissionais qualificados nesta área e o SENAI está na vanguarda desta ferramenta utilizada em vários segmentos”.
As mulheres também estão antenadas às novas tecnologias, por exemplo, as alunas Marlene Maria Fabricante e Barbara Cristina que participaram do curso. Marlene destacou que não imaginava que o curso seria tão interessante. “Além da teoria e da prática também aprendemos sobre a legislação vigente que regulamenta a utilização de drones”, pontuou.
Barbara gostou do curso e acredita que a qualificação como operador de drone terá oportunidades no mercado de trabalho. “A cada dia esse mercado cresce e é uma tecnologia que veio para ficar”, comentou a aluna.
De acordo com a gerente da unidade, Cintia Aparecida Alves, com o avanço tecnológico os drones tornaram-se cada vez mais presentes na indústria, na agropecuária, na construção civil, nos eventos e diversos setores. “O profissional que se qualifica na operação de drone, principalmente num curso oferecido pelo SENAI, com certeza tende a se destacar no mercado de trabalho, dado a alta procura e demanda de mão de obra qualificada”, finalizou.
Mais notícias
SENAI-RO certifica 250 alunos de diversos cursos em parceria com a SEDEC e SEJUS
SENAI-RO realizará curso gratuito de Costureira Industrial em Ji-Paraná
SENAI-RO atenderá mais 7 indústrias mediante consultorias do Brasil Mais Produtivo