IMPRENSA
29 de November de 2021 - 11h50

A- A A+

SENAI RO certifica 20 reeducandos do Centro de Ressocialização Vale do Guaporé

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) entregou na última sexta-feira, 26, os certificados dos cursos de qualificação “Instalador de Refrigeração e Climatização Doméstica” e de aperfeiçoamento “Boas Práticas em Ar Condicionado Split” para 20 reeducandos do Centro de Ressocialização Vale do Guaporé, em Porto Velho. Os cursos com duração de três meses e de uma semana, respectivamente, são frutos da parceria do SENAI-RO e a Secretaria de Justiça de Estado (Sejus).

A gerente da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, de Porto Velho, Fabiana Amaral, que participou da entrega de certificados, destacou a importância da parceria que se trata de muito mais que apenas um negócio, é um importante trabalho de cidadania, que é dar oportunidade de uma qualificação profissional para os reeducandos que em liberdade poderão trabalhar em qualquer empresa de refrigeração e até mesmo empreender.

“A educação, por si só, já é um grande feito na vida do ser humano, para aqueles que estão encarcerados, somando a questão da remissão da pena, a educação pode transpor os muros desta unidade e da vida”, afirmou a instrutora Jossineide Viana, do SENAI-RO.

Jossineide ressaltou ainda que a oportunidade de capacitação é um investimento que traz resultados satisfatórios e todo incentivo é válido para que as reeducandos continuem estudando para retornarem à sociedade aptas ao trabalho.

O formando Gilson Carvalho comentou da importância do curso ministrado pelo SENAI para sua vida. “Além da qualificação profissional, aprendemos a proteger o meio ambiente. Com este trabalho teremos uma vida digna. Sou grato ao SENAI e a todos que se emprenharam a nos ajudar”.

De acordo com o policial penal Vitalino Francisco dos Santos Júnior, que atua no setor de projetos voltados à reeducação dos apenados do Centro de Ressocialização Vale do Guaporé, “o objetivo é proporcionar aos reeducandos cursos profissionalizantes e uma volta à sociedade com mudança de comportamento. Temos acompanhado o trabalho realizado pelo SENAI na unidade, feito com qualidade e que tem contribuído na disseminação de conhecimentos na área da refrigeração e climatização”, disse.

Conforme o coordenador do projeto Vale do Guaporé ligado a reinserção social dos apenados, Valdir Castro de Oliveira, este é um momento especial de encerramento do curso do SENAI ministrado por profissionais qualificados na área. “Percebemos a dinâmica do curso, os materiais empregados nas aulas teóricas e práticas, a dedicação dos instrutores, tudo isso fez a diferença no aprendizado de cada um dos apenados”, finalizou.

 


Mais notícias

SENAI-RO e UFJF firmam parceria para gestão de grandes paradas em usina hidrelétrica

Programa SENAI Vai Até Você leva cursos para Cerejeiras

Aulão de interpretação de texto prepara alunos do SENAI Ariquemes para o SAEP

Alunos do SENAI de Ariquemes vivenciam processos da Indústria 4.0