09 de December de 2021 - 17h06

SENAI CEET entrega certificados para formandos dos cursos de Refrigeração e Manutenção Automotiva

Na noite de quarta-feira, 8, aconteceu a formatura dos alunos dos cursos técnicos de Refrigeração e Manutenção Automotiva da unidade SENAI CEET, de Porto Velho. O evento, realizado no Teatro Um do SESC, reuniu formandos, familiares, amigos, professores e equipe pedagógica que entregou os certificados. Homenagens, discursos de agradecimento e muita emoção marcaram a solenidade.

“Os formandos do SENAI saem com excelentes chances de conquistarem espaço no mercado de trabalho. Formar-se nesta escola mostra que o aluno está no caminho certo de dedicação e empenho.  Eles são motivo de muito orgulho”, disse a gerente da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, Fabiana Amaral.

Fabiana ressaltou que “hoje é uma noite de comemoração, porque estamos entregando 30 técnicos para o mercado de trabalho. Este é um momento importante pelos desafios atípicos que vivemos, especialmente com estas duas turmas. Encerrar este ciclo com estes alunos é uma conquista, inclusive a turma de Manutenção Automotiva tirou nota 9,5 no SAEP no Brasil, que é mais um motivo para comemoração”, disse.

O coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, em seu discurso de encerramento da solenidade, lembrou que é fundamental frisar que qualquer profissional formado pelo SENAI, seja em Rondônia ou em qualquer outro estado do Brasil, está preparado para entrar no mercado de trabalho e competir com melhores chances e alcançar voos mais altos. A base dada pelo SENAI é diferencial que as empresas e indústrias procuram”, garantiu.

Coelho citou seu próprio exemplo, que aos 16 anos fez um curso no SENAI e isso mudou a sua vida. “Um aluno com um diploma do SENAI tem portas abertas. É fundamental estudar, pois o conhecimento é transformador. Hoje, o emprego não está apenas aqui em Rondônia, está no mundo. Cada vez mais o profissional é transversal e seus conhecimentos precisam perpassar por vários segmentos e quanto mais se desenvolver, melhor para galgar novos degraus na profissão”.

Ele também destacou que “nunca visitou uma indústria ou empresa onde não houvesse profissionais formados pelo SENAI, exatamente como cada um de vocês que hoje recebem seu certificado. Outro detalhe fundamental, é que os nossos cursos não miram apenas que você encontre um emprego, mas também seguir o viés empreendedor”, finalizou.

Mércia Correa da Silva, formanda do curso técnico de Manutenção Automotiva – fez o juramento pela sua turma, disse que o SENAI trouxe transformações para sua vida profissional. “Sou reconhecida na minha profissão onde eu trabalho, mesmo sendo uma mulher atuando na área automotiva conquistei meu espaço. Quando estava para terminar o curso, por indicação de um professor do SENAI conquistei uma vaga na Saga Hyundai na minha área e estou fazendo história e tenho conquistado muitas vitórias e realizado meus sonhos”.

Já Marinaldo Santos, formando do curso técnico em Refrigeração – que discursou em homenagem aos colegas, instrutores e familiares, comentou que só tem a agradecer ao SENAI e aos seus professores. Ele conta que veio do Acre para Rondônia, mas devido à pandemia não estava conseguindo emprego.

“Este curso mudou minha vida, principalmente com a ajuda dos professores. O SENAI faz parte da minha história e sempre fará, pois me ajudou a manter minha família, conseguindo uma vaga de trabalho. Estando numa cidade onde não conhecia ninguém, foi o SENAI que me ajudou e hoje estou me formando e trabalhando na minha área específica que é a da refrigeração. Minhas expectativas são as melhores possíveis”, pontuou Santos.

José Lilton Rodrigues fez o juramento pela turma de Refrigeração e Climatização que teve como orador o formando Arnaldo Dantas de Moura. O formando Erick Martins da Costa foi orador da Refrigeração e Climatização. Todos foram unânimes em destacar o SENAI e o trabalho realizado pelos instrutores e o apoio de toda a equipe pedagógica.

Outro momento emocionante da solenidade foi a homenagem ao aluno Rarison Santos da Silva, que faleceu num acidente e a mãe Ariane Santos recebeu o certificado pelo filho sob aplausos dos formandos, familiares e demais presentes.

Além do coordenador Jair Coelho e da gerente Fabiana Amaral, a mesa de honra estava composta pela coordenadora pedagógica do SENAI CEET, Juliane Loubach, da pedagoga do SENAI-RO, Maria Batista e dos instrutores dos cursos de Manutenção Automotiva e de Refrigeração, Jary da Silva França e Rodolfo Lentz Correa, respectivamente.