02 de December de 2021 - 09h26

SENAI-RO forma 4 novas turmas em cursos de qualificação em parceria com a SEDI

Mais quatro turmas de cursos de qualificação de Controle de Qualidade, Almoxarife, Confeiteiro, e Eletricistas de Automóveis, realizados pela Unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Porto Velho (SENAI-CEET), em parceria com a Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (SEDI), receberam seus certificados ontem durante a solenidade de lançamento da Solução de Empregabilidade - Geração Emprego, desenvolvido pelo Governo do Estado, ocorrido nesta terça-feira, 30 no Porto Velho Shopping.

No ato da solenidade, as turmas dos formandos foram representadas por 5 alunos de cada curso. De acordo com a gerente da unidade do SENAI Fabiana Amaral, ao todo concluíram os cursos 140 alunos. As aulas foram em Ensino a Distância (EaD), com média de 180h de carga horária.

O evento foi prestigiado pelo governador Marcos Rocha e demais representantes do governo, além do coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL, Jair Coelho, que realizou a entrega dos certificados aos concluintes e a coordenadora de Relações de Mercado SESI-SENAI, Juliana Mascarenhas.

Para Jair Coelho, mais uma vez o SENAI cumpre o seu papel, em qualificar seus alunos, formar profissionais, e entregá-los altamente capacitados para serem absorvidos pelo mercado de trabalho. Na oportunidade parabenizou o governador por proporcionar a continuidade da parceria com a SEDI. “É sempre uma honra para a Federação das Indústrias e o SENAI participar destes programas que visam a formação profissional, e o programa lançado hoje fará essa conexão com estes profissionais para que possam ampliar suas chances no mercado”, afirmou.

Jessica Gonçalves de Souza, concluiu o curso de confeiteiro e disse que ele foi determinante para ampliar seus conhecimentos e a exercer com excelência a sua profissão. “Já trabalho na área há quase um ano, e com o curso aprendi várias técnicas, maneiras corretas de preparo e cozimento, novas receitas, cálculos necessários que são utilizados na confeitaria”, disse.

Além disso, Jéssica parabenizou a didática do SENAI e a metodologia aplicada pelo professor Cleiton Guimarães Passos. Jéssica comentou que já trabalhou como manicure, mas um problema de saúde a impossibilitou de continuar nesta área. “Foi quando resolvi investir nesse ramo de confeitaria, a qual também me identifico muito”, ponderou.

Geração Emprego

De iniciativa da SEDI, o programa Geração Emprego tem por objetivo fomentar a empregabilidade de forma mais célere e dinâmica, através de ferramenta que pode ser utilizada através do seu website e pelo aplicativo de celular disponíveis em todas as plataformas. Nele, o candidato a uma vaga inclui seu currículo, que fica disponível para que as empresas possam avaliar o perfil adequado e apto a ingressar no mercado de trabalho.