30 de March de 2022 - 11h55

Presidente do Conselho da FIERO, empresários e autoridades prestigiam aula inaugural de cursos do SENAI Ariquemes

A unidade SENAI de Ariquemes realizou aula inaugural para os 70 alunos dos cursos técnicos em Eletromecânica e em Mineração. Os cursos integram a parceria SENAI com a indústria Estanho de Rondônia S/A (Ersa). O evento contou com a presença de autoridades, empresários locais e do presidente do Conselho da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Paulo Jair Kreuz.

Em seu pronunciamento de boas-vindas para os alunos, Paulo Kreuz enfatizou a importância da FIERO e seus braços operacionais SESI-SENAI e IEL. Também destacou a excelência dos cursos do SENAI, uma instituição indutora de novas tecnologias para modernizar as indústrias rondonienses.

“A Ersa, indústria do segmento de mineração e industrialização de estanho com sede em Ariquemes e Itapuã do Oeste acreditou na expertise do SENAI e hoje realiza esta aula inaugural, fruto desta parceria que vai render frutos positivos com a qualificação de 70 novos profissionais”, disse o presidente.

Kreuz enfatizou que os alunos devem aproveitar a oportunidade de aprender e se qualificar para atender as demandas de um mercado com déficit nessa área profissional. “A FIERO está à disposição de Ersa para que conheça todo portfólio dos serviços, ações e cursos ofertados pelas entidades que compõem a Federação, que representa todas as indústrias de Rondônia”, afirmou.

De acordo com a gerente do SENAI de Ariquemes, Ângela Candelório, a parceria com a Ersa, indústria patrocinadora dos cursos EAD com carga horária de 1.200 horas, significa a oportunidade de formação profissional, oportunidade de emprego e renda. “Reitero a importância desta parceria com a indústria Ersa, pois nasceu com o objetivo de capacitar profissionalmente pessoas da comunidade, não apenas para atuar na empresa, mas para o mercado de trabalho em geral”, disse.

Na sequência, o gerente geral da Ersa, Flavio Lamberti de Mattos, lembrou que “procuramos o SENAI e estamos empenhados, através desta parceria, em qualificar mão de obra dos nossos colaboradores e também capacitar novos profissionais para o aumento da nossa produção, principalmente para Itapuã do Oeste, onde fica a mineradora”.

Mattos comentou ainda que 40% dos alunos fazem parte do quadro de funcionário da Ersa e os demais que se destacarem serão avaliados para uma futura contratação.

Também participaram do evento, os vice-prefeitos de Ariquemes e de Itapuã do Oeste, Sargento Gabriel e Paulo Tramontin, respectivamente, a secretária da Assistência Social de Itapuã do Oeste, Rosiane Barbosa de Araújo e a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itapuã do Oeste, Iraci Rodrigues de Souza.