SENAI Rondônia impulsiona a inovação com TECNOVA Day e Workshop Online
Cursos em oferta do SENAI-RO estão sempre disponíveis para inscrições dos interessados
O SENAI de Rondônia denomina como “cursos de
balcão”, aqueles programas que a instituição mantém durante todo o ano em
oferta para o público em geral nas diversas modalidades Profissionais: básico,
aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Técnico.
O coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, explica que estes cursos estão permanentemente em oferta para que os interessados, seja pessoa física ou jurídica, possam fazer sua inscrição online. Os programas são disponibilizados nos turnos manhã, tarde e noite, com aulas presenciais ou a distância.
Permanentemente, afirma o coordenador, as unidades do SENAI mantêm turmas em oferta, a chamada “oferta de balcão”, com uma série de cursos para inscrições dos interessados em distintos segmentos industriais: mecânica, elétrica, refrigeração, madeira-mobiliário, gráfica, soldagem, vestuário, alimentos, dentre outros que os mercados e as indústrias estão demandando.
Estas ofertas são definidas com base ferramentas de análise de mercado, como por exemplo: Confederação Nacional da Indústria (CNI) mediante os resultados advindos do Mapa do Trabalho feito por equipe especializada que atualiza, por unidade federativa, quais as demandas específicas de mão de obra de determinada cidade ou estado e quais os setores da economia que estão em destaque e, portanto, com vagas para contratação de trabalhadores qualificados pelo SENAI.
Segundo Coelho, “nossos programas ofertados são decididos tendo como base as demandas das indústrias. Outro ponto a ser ressaltado é o perfil do profissional, os programas são montados com a participação, não apenas do SENAI, mas com a participação de especialistas do mundo do trabalho”.
Coelho citou como exemplo as empresas que atuam no segmento de geração de energia que participam da montagem dos programas de cursos e assim sucessivamente percorrendo todos os setores industriais. São programas estimulados por indicadores econômicos do estado e do município. “Cada curso tem suas exigências e pré-requisitos que os interessados podem verificar nos endereços eletrônicos que o SENAI disponibiliza, como o Portal FIERO/SENAI, por exemplo.
Mais notícias
SENAI de Ariquemes leva alunos de Técnico de Edificações para visita técnica em uma construção
SENAI de Ji-Paraná realiza ações práticas para turma de Técnico em Edificações
Live do SENAI-RO anuncia cursos gratuitos para a comunidade