IMPRENSA
21 de July de 2022 - 11h43

A- A A+

SENAI-RO conclui curso de mecânica para reeducandos do presídio Milton Soares

Uma turma de 20 reeducandos do presídio Milton Soares, de Porto Velho, recebeu o certificado de conclusão do curso de Mecânica de Automóveis Leves, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) e fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS). Com 366 horas de carga horária, a capacitação teve início em fevereiro deste ano, e foi ministrado por instrutores da Unidade SENAI CEET da Capital.


Este curso do SENAI está inserido na modalidade de qualificação profissional e tem por objetivo proporcionar ensinamentos teóricos e práticos na realização da manutenção dos sistemas mecânicos e eletroeletrônicos de automóveis leves, seguindo normas técnicas, de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho.


Durante as aulas, os alunos aprenderam os principais processos do trabalho de mecânica leve, como realizar a manutenção dos sistemas de freios, suspensão e direção, dos sistemas de transmissão manual e automatizada de veículos leves, dos sistemas de carga e partida, dos sistemas de sinalização e iluminação e manutenção dos demais sistemas de segurança em veículos automotivos.


Conforme o chefe de núcleo da Gerência de Reinserção Social da SEJUS, Marcus Paixão, esse curso foi destinado aos reeducandos que estão em início de pena, pois a ideia é montar oficinas dentro do complexo para que eles sejam agentes multiplicadores dos demais alunos. Além disto, de acordo com Paixão, os cursos são escolhidos após a secretaria fazer uma análise de mercado sobre a carência de profissionais na região. “Nossa equipe técnica é a responsável por fazer esse levantamento”, explicou.


Para o coordenador de educação básica e profissional, Jair Coelho, o trabalho do SENAI em presídios está consolidado, atuando também em outros municípios de Rondônia. “O SENAI acredita que a educação transforma vidas, famílias e, consequentemente, a sociedade. Com o certificado em mãos, que tem reconhecimento nacional, estes detentos potencializam as suas chances de reinserção no mercado de trabalho, contribuindo como cidadão e, claro, capacitados para mudarem os seus destinos também”, afirmou Coelho.


Segundo a gerente do SESI-SENAI Lagoa, Fabiana Amaral, a qualificação oferece uma oportunidade de mudança de vida. "O SENAI proporciona uma educação para o trabalho, uma qualificação voltada para o mercado. Os reeducandos têm essa oportunidade diferenciada que vai contribuir para a reinserção social e profissional", ponderou.


Mais notícias

Projeto do HUB de inovação do SENAI-RO recebe acompanhamento do DN

SENAI-RO finaliza capacitação de instrutores para uso de Kits Didáticos da Indústria 4.0

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

SENAI de Ariquemes inicia curso Manutenção de Refrigeração no Vale do Anari