IMPRENSA
12 de July de 2022 - 15h47

A- A A+

SENAI-RO inicia cursos de Eletricista de Instalações Prediais e de Refrigeração para soldados da Base Aérea

A parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), com a Base Aérea resultou na realização de dois cursos de qualificação profissional destinados aos soldados aeronáuticos. Trata-se dos cursos de Eletricista de Instalações Prediais e de Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, cujas as aulas iniciam nesta terça-feira, 12 dentro do Projeto Soldado Cidadão (PSC). Para cada turma foram inscritos 15 alunos e as aulas acontecerão na modalidade presencial e serão ministradas na unidade CEET-Porto Velho.


O curso de Eletricista de Instalações Prediais, que tem uma carga horária de 240 horas, e o de Refrigeração e Climatização Residencial, possui 160 horas/aula.


A abertura solene dos cursos aconteceu nesta segunda-feira, 11, nas dependências da Base Aérea e conduzida pelo coordenador de Educação Básica e Profissional de SESI-SENAI-IEL, Jair Coelho. De acordo com Coelho, os cursos do SENAI são todos atualizados e condizentes com o mercado de trabalho. “A parceria com a força aérea militar serve para capacitar os soldados em final de contrato, e o objetivo do projeto Soldado Cidadão é justamente para que eles saiam da corporação com uma profissão e assim terem condições de se inserirem no mercado de trabalho”, afirmou.


O coordenador enfatizou que tanto a área de elétrica, quanto de refrigeração são transversais para a indústria pois estão relacionadas a vários setores industriais. “Diante desta realidade, o SENAI de Rondônia cumpre papel fundamental, oferecendo capacitação e profissionalização para pessoas em áreas e seguimentos profissionais diversificados”, ressaltou.


Os alunos que participarem deste curso de Eletricista de Instalações Prediais estarão aptos a executar instalações elétricas prediais de baixa tensão. Já os de Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, poderão operar e realizar instalação e manutenção em equipamentos de refrigeração e climatização residencial, possibilitando ainda, ser empreendedor do seu próprio negócio. Após a conclusão dos cursos, os participantes receberão o certificado do SENAI.


Segundo o gerente do SENAI-CETEM, Cleber Santos, o PSC é visto como uma excelente oportunidade de qualificar profissionalmente os cidadãos egressos do Serviço Militar para a inserção no mercado trabalho, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de Rondônia. Ele também é uma forma de retribuição à sociedade rondoniense pelo serviço prestado à Pátria pelos filhos desta terra.


A gerente da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, Fabiana Amaral lembra que os cursos oferecidos pela instituição são de grande valia. "A disputa por uma vaga no mercado de trabalho está a cada dia mais acirrada. As capacitações oferecidas pelo SENAI permitem que o egresso da Aeronáutica receba uma formação de excelente qualidade, constitui uma excelente oportunidade de agregar um diferencial no currículo do jovem que deu baixa e terá melhor chance de conquistar uma vaga na área específica de sua qualificação como civil", disse.


Mais notícias

SENAI-RO inicia consultorias pelo Programa Brasil Mais Produtivo

Novo Brasil Mais Produtivo é lançado na FIERO e promete revolucionar a produtividade das micro, pequenas e médias indústrias

Aprovado projeto do SENAI-RO e SEDEC para desenvolver cadeia produtiva de H2V

SENAI-RO abre vagas para contratação de instrutores