SENAI de Ariquemes leva alunos de Técnico de Edificações para visita técnica em uma construção
Alunos de marcenaria do SENAI-RO colocam a mão na massa e a criatividade à prova
Os alunos que iniciaram o curso de Marceneiro
de Móveis em julho deste ano, na unidade SENAI CEET, em Porto Velho, estão
colocando em prática toda a teoria aprendida em sala com o instrutor Reinaldo
Caseres Aro, egresso do SENAI de Ariquemes, formado em 2006, no curso técnico
Madeira e Mobiliário.
Caseres explicou que os alunos colocaram a mão na massa e deram conta do recado. “Ali eles tiveram a oportunidade de colocar em prática o que haviam aprendido nas aulas teóricas utilizando maquinário tradicional, entre eles, a esquadrejadeira, os tipos de dobradiças, puxadores, aprenderam a instalar portas, todo o processo até o acabamento”, comentou.
Conforme instrutor, que em 2004 foi aluno olímpico do SENAI, transformar madeira é uma verdadeira arte. O marceneiro é, também, um artesão que trabalha com madeiras, preparando e reparando móveis e criando peças decorativas. Para isto, é necessária habilidade com instrumentos e ferramentas manuais de corte, perfuração, medição, entalho, raspagem, ajustes e fixação. Tudo isso ensinamos aqui no SENAI para que cada um dos nossos alunos saia altamente qualificado para o mercado de trabalho”.
Os futuros marceneiros também tiveram a vivência real de como instalar o móvel na parede, aprenderam a nivelar, a bater o nível, seguindo todos os requisitos e procedimentos relativos à segurança e saúde no trabalhado.
Para o instrutor, a atividade simulou uma vivência real como se eles tivessem ido executar o trabalho na casa de um cliente. O desempenho dos alunos tem sido excelente e todos estão realmente empenhados em aprender. “Na parte da teoria, eles estudaram matemática básica, plano de corte, orçamento, como usar melhor a placa de MDF e outros tipos de madeiras, os tipos de dobradiças, corrediças, puxadores, as diferenças entre as dobradiças e a finalidade de cada uma”, disse.
O aluno Paulo Rodrigo ressaltou que começou a fazer o curso com a expectativa de obter conhecimento e experiência para trabalhar neste segmento. “Quero começar atuando numa marcenaria e mais tarde abrir um negócio próprio”.
Lenilson Luiz de Lima, outro aluno, contou que sempre quis fazer um curso de marcenaria e o SENAI é o lugar ideal para aprender. Ele afirmou ainda que vai colocar em prática os conhecimentos fabricando os móveis para a cozinha da sua mãe e também pretende uma vaga numa marcenaria.
Segundo a gerente da unidade SESI-SENAI Lagoa, Fabiana Amaral, as aulas práticas são importantes para dar significado e escopo à aprendizagem, pois nesta metodologia os alunos participam de todo o processo até a obra final.
Para o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, além de todos estes instrumentos para o trabalho manual, um marceneiro deve conhecer profundamente sobre os vários tipos de madeiras e suas características principais. “Este profissional deve, principalmente, ser perfeccionista, ter sensibilidade ao ouvir um cliente para ter uma visão artística e muita criatividade para a criação de peças e móveis”.
Coelho destacou a atuação do SENAI na capacitação de trabalhadores para a área de movelaria. “Este profissional tem que ser muito bom no que faz, pois ele cria verdadeiras obras de arte. E o SENAI, a cada dia vem formando profissionais melhores para todos os setores”, completou.
Mais notícias
SENAI de Ji-Paraná realiza ações práticas para turma de Técnico em Edificações
Live do SENAI-RO anuncia cursos gratuitos para a comunidade
SENAI CETEM inicia nova turma do Programa Soldado Cidadão