06 de October de 2022 - 08h35

Laboratório de Metrologia do SENAI de Ji-Paraná traz facilidades para o segmento da construção civil

Estrategicamente localizado na cidade de Ji-Paraná, região central do Estado, o laboratório de Metrologia que engloba ensaios em solos, concreto, asfalto e cerâmica vermelha do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) conta com diversas soluções que visam atender as demandas regionais do segmento da construção civil e pesada, atuando no controle de qualidade e da assistência técnica para projetos e execução de obras estruturantes.

O complexo está equipado para prestar consultorias técnicas, estudos, ensaios e acompanhamento integral voltados à tecnologia dos materiais e serviços aplicados em obras civis, sendo uma referência no Estado. O SENAI possui técnicos especializados que fazem o acompanhamento das obras, o que possibilita fazer avaliação dos processos. Esses técnicos também são responsáveis por caracterizar propriedades físicas, químicas, mecânicas e dimensionais dos materiais e serviços, atestando aos padrões de qualidade e segurança de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Norma Brasileira (NBR).

O laboratório recebeu recentemente uma prensa para atender o setor cerâmico e foram adquiridos utensílios para atender toda e qualquer empresa e indústria, de forma a validar o produto final em conformidade com as NBRs. Em Rondônia, segundo dados do Núcleo de Apoio à Indústria (NAI) da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), existem mais de 2500 empresas da construção civil e cerâmica instaladas no Estado, e que podem ser beneficiadas com os serviços oferecidos pelo laboratório do SENAI de Ji-Paraná.

Segundo os técnicos da unidade SESI-SENAI-IEL de Ji-Paraná e Jaru, Daniel Modesto e Ires Cardoso, a realização de ensaios laboratoriais seja de solos, concreto, asfalto, ou cerâmica vermelha, servem para garantir a qualidade, segurança, durabilidade e a viabilidade econômica dos empreendimentos. “Todas as empresas necessitam fazer os ensaios, porém aqui no Estado, a maioria não possui laboratório e o SENAI oferece esses serviços, a fim de garantir qualidade do material a ser utilizado nas obras e que estes estejam devidamente adequados às normas técnicas”, comentou Daniel.

Conforme a gerente da unidade Cintia Alves, o controle tecnológico realizado pelo laboratório de solos, concreto, asfalto e cerâmica vermelha, possibilita resultados efetivos das obras, sem perda da qualidade. “São utilizadas soluções por meio avaliações geotécnicas, inspeções nos processos executivos e verificação da segurança e durabilidade estruturais. Além disso, todos os procedimentos podem ser customizados conforme as necessidades de cada obra, obedecendo a legislação vigente”, explicou.

Cíntia informou que os serviços metrológicos concentram-se em análise e ensaios, que determinam uma ou mais característica de um produto ou matéria prima. “Cada ensaio é elaborado pela metodologia normativa específica e com utilização de equipamentos devidamente aferidos”, ponderou.

Nas atividades que envolvem solos, o SENAI atua no controle do material no campo e promove ensaios físicos como, consistência, plasticidade, granulometria, limites, massa específica e mecânicos, como a compactação, desenvolvidos em laboratório. Já o laboratório de concreto, foi instalado pela necessidade de estudar melhor as reações que ocorrem nos materiais que compõem esta mistura (cimento, areia, pedra, aditivo e água), além da realização da carta traço (dosagem).

O laboratório de asfalto do SENAI promove ensaios que garantem a qualidade do produto, dosagem de traço em sua faixa de controle, controle na usina e o lançamento em obra.

Por fim, o laboratório de cerâmica vermelha efetua ensaios em blocos e telhas, verifica se o produto final atende as normas para blocos (ABNT NBR 15270-2) e para telhas (ABNT NBR 15310). Entre os ensaios nos blocos cerâmicos, cita-se a determinação da medida das faces, espessura das paredes externas e septos, da massa seca e do índice de absorção de água, resistência a compressão e outros. Já de telhas, o laboratório oferece ensaios do rendimento médio, resistência à flexão simples e flexão em três pontos, impermeabilidade, índice de absorção de água e outros.