IMPRENSA
30 de November de 2022 - 10h11

A- A A+

SENAI-RO se destaca em primeiro lugar no SAEP

Mais uma vez o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) se destaca em primeiro lugar entre os demais Departamentos Regionais no Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP), que avalia as competências e habilidades dos alunos dos cursos ofertados pelo SENAI em todo o Brasil. Nesta edição, que compreende os semestres 2021/2 e 2022/1 o SENAI-RO obteve média 8,8.


A avaliação tem como principal objetivo verificar o que os estudantes, ao final do curso, sabem e são capazes de aplicar, conforme previsto no perfil profissional de cada curso avaliado. Ao longo de 13 edições, esse avaliação externa, feita pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe), instituição ligada à Universidade de Brasília (UnB), tem fornecido resultados importantes para promoção da qualidade do ensino ofertado pelo SENAI. Nesta etapa foram avaliados, em Rondônia, alunos dos cursos de Técnico em Eletromecânica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica, Técnico em Redes de Computadores, Técnico em Refrigeração e Climatização, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Eletroeletrônica e Técnico em Logística.


Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) Marcelo Thomé, este resultado é fruto de um trabalho contínuo e de dedicação não só dos alunos, mas como instrutores e direção, pois desde 2018, o SENAI-RO vem despontando entre os primeiros colocados no SAEP. “Isso reflete toda a estratégia e avalia como a direção regional, a coordenação de educação, as gerências das unidades, instrutores atuam para atingirmos este grau de excelência, que reflete os resultados positivos dos nosso alunos”, afirma.


O diretor regional do SENAI-RO Alex Santiago também recebeu a notícia com satisfação e disse que diante do alto nível atingido pelos alunos, o grande beneficiado é a indústria que vai absorver profissionais qualificados. “Quando obtemos um resultado como este, significa dizer que todo o fluxo do processo de aprendizagem foi satisfatório e que o aluno sai com o perfil adequado e credenciado a fazer parte do processo produtivo industrial, em qualquer parte do Brasil", ressalta.


A avaliação é realizada em duas etapas e composta por prova objetiva e prova prática. No SENAI de Rondônia, 407 alunos participaram da etapa objetiva e 256 da prova prática. De acordo com o coordenador de Educação do SESI-SENAI-IEL, Jair Coelho, esse número difere, pois nem todos os cursos avaliados possuem a fase prática. Os instrumentos aplicados na primeira etapa são compostos por situações objetivas e os questionários contextuais. Na segunda fase, os estudantes executam uma ou mais situações-problema, que simulam demandas reais do dia a dia de trabalho.


O coordenador ressalta ainda que é um momento de muito orgulho, mas saber que ao estar no topo, é necessário redobrar os trabalhos e enfrentar os desafios para se manter no topo. “Temos um grande entrosamento e compreensão do que esta avaliação significa e quais são os principais pontos estratégicos para aplicar uma melhoria contínua para manter essa posição honrosa e meritória para o SENAI-RO”, comenta.


Mais notícias

Novo Brasil Mais Produtivo é lançado na FIERO e promete revolucionar a produtividade das micro, pequenas e médias indústrias

Aprovado projeto do SENAI-RO e SEDEC para desenvolver cadeia produtiva de H2V

SENAI-RO abre vagas para contratação de instrutores

Inscrições para os cursos gratuitos do SENAI-RO terminam dia 7