IMPRENSA
25 de January de 2023 - 09h22

A- A A+

Apresentações da Cebep SESI-SENAI RO abrem atividades da Semana Pedagógica 2023

Na manhã desta terça-feira, 24, a equipe da Coordenação de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL do DR de Rondônia (Cebep) deu à largada às atividades da Semana Pedagógica, com a apresentações online para todas as unidades do Estado. Realizada anualmente, a edição 2023 da Semana Pedagógica acontece até quinta-feira, 26, com a participação dos profissionais da área da educação das casas SESI, SENAI e IEL de Rondônia.

 

Ao dar às boas-vindas, o coordenador de Educação Básica e Profissional do DR-RO, Jair Coelho disse que “a tecnologia e a imaginação do ser humano avançaram, e com isso nossa capacidade de pensar aumentou e muitas mudanças se materializaram. Por exemplo, o IBGE divulgou que algumas empresas brasileiras em 2022, o número de contratações de pessoas acima dos 50 anos, superou a de mais jovens. Isso significa as novas tendências do mercado é a formação de equipes multigeracionais, porque perceberam que a experiência e a trajetória contam muito e estão aprendendo a tirar proveito destes profissionais”, disse Coelho.

 

No ponto de vista do coordenador “o encontro pedagógico significa a oportunidade de reunir todos os nossos profissionais de educação, das lideranças ao pessoal de apoio, para uma troca de experiências e conhecimentos com o intuito de fazer diferente e de inovar processos e ações que certamente irão refletir nos resultados que entregaremos à sociedade, ao mercado e para a indústria”, pontuou Coelho.

 

Na sequência, a técnica Marcela Vieira e a analista de Educação, Luana Carine abordaram os programas e projetos nacionais SENAI e as estratégias para internalização. Perfil dos docentes nos dias atuais; a implementação da Saga SENAI; a importância do Lean Educacional e Office (melhoria contínua dos processos); os impactos nos indicadores (pesquisa de egressos; SAEP, percentual de conclusão) e SENAI+Digital (Laboratórios e conectividade, inteligência artificial, cultura digital) foram alguns destaques da apresentação.

 

Luana e Macela Vieira comentam que o objetivo é contribuir para o engajamento e adesão dos docentes aos programas e projetos nacionais, onde tais, impactam diretamente nos resultados.

 

“Embasado nas premissas da metodologia SENAI de Educação Profissional é de suma importância lembrar aos nossos docentes o quão somos inovadores e de que forma podemos expor em que somos melhores a nível nacional” falou Luana. “A Semana Pedagógica é o momento com todos os professores e instrutores SESI/SENAI/IEL interagirem e exporem o que esperamos das unidades e eles do DR, uma iniciativa que estreita e fortalece os laços entre ambos”.

 

De acordo com Marcela Vieira “a melhor maneira para nos colocarmos em evidência nesse cenário é participando dos projetos e programas nacionais, onde teremos nivelamento aos outros departamentos regionais”.

 

SESI

 

A técnica Marcela Xavier teve como pauta temas como os programas e projetos nacionais do SESI e como maximizar a utilização dos laboratórios. Abordou ainda a educação tecnológica; Lekto (plataforma de aprendizagem adaptativa para desenvolvimento de competências socioemocionais); Mundo do Conhecimento; Letrus (Plataforma de redação); Novo Ensino Médio (NEM); Labidisk – Laboratórios de Ciências, física e química, com a participação do professor Allan Robson, da unidade SESI-SENAI Lagoa, de Porto Velho; CoderZ, com apresentação dos professores Silvio Luiz Vichroski e Lorines Cezne, ambos da unidade SESI-SENAI de Vilhena.

 

Qual o perfil dos docentes nos dias atuais e a articulação das matrizes e pilares da Rede SESI de Educação, educação tecnológica, como aumentar o engajamento e os resultados dos estudantes, programa de desenvolvimento da escrita, dentre outros temas também fizeram parte da apresentação.

 

Marcela finalizou lembrando que “a Semana Pedagógica é um evento de grande importância no contexto escolar, momento que as equipes podem estruturar, alinhar e nivelar, planejar os 200 dias letivos.  Essa prática promove reflexões dos processos pedagógico”.

 


Mais notícias

“Imagem do sucesso” é tema de workshop para as colaboradoras do SESI-SENAI de Ji-Paraná e Jaru

SESI-SENAI-IEL de Vilhena realiza workshop “Tipos de Aterramento e Apresentação de Maquete SPDA”

SESI-SENAI de Vilhena marca presença 5ª Semana das Engenharias realizada pela Fimca

SENAI CEET de Porto Velho reúne empresários da panificação para palestra sobre Boas Práticas